20 dezembro, 2016

OLIVEIRA, António Rodrigues de - VENEZUELA : Pátria Imortal. Por... Figueira da Foz, Edições Gaivota, [195-]. In-4.º (25cm) de 94, [2] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Publicação laudatória do regime ditatorial da Venezuela, e do seu líder, o General Marcos Pérez Jiménez. Ao longo do livro, muito ilustrado com fotografias a p.b., o autor desenvolve vários aspectos do país relacionados com a cultura - a arte e os seus monumentos, o folclore e a poesia - e sob o ponto de vista político e militar. Inclui uma breve biografia de Simón Bolívar, O Libertador, considerado por alguns países da América Latina como o herói-revolucionário, redentor do colonialismo espanhol. Inclui ainda, as notícias da condecoração conferida por Craveiro Lopes com a Banda das duas Ordens - Cristo e de Aviz - ao Presidente da República venezuelana, e da primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima levada para a Venezuela.
Valorizada pela dedicatória manuscrita do autor a [João?] San Payo.
"A Venezuela, vasto e riquíssimo país, é um oásis, no meio do actual mundo, cheio de contradições.
No proverbial dizer dos seus habitantes, «o que se pisa é oiro; o que se vê é pão». E assim é.
No seu aspecto físico, a Venezuela pode considerar-se sob três aspectos: Montanha, Planície e Guaianas.
Desde a cordilheira de Colômbia, penetram na Venezuela dois cordões, que se chamam serra de Perijan e serra de Mérida e que cercam o lago de Maracaibo.
Para nascente, paralela ao litoral, segue a cordilheira de Venezuela ou cadeia dos Caribes.
Ao sul e sudoeste das cordilheiras de Mérida e Caribe, estendem-se as vastas planícies, alagadiças no tempo chuvoso, por serem baixas."
(excerto de Venezuela : País Fabuloso)
"Já não é caso novo na história, surgir num país um homem dinâmico que, milagrosamente, resolve muitos problemas que gerações inteiras não puderam, ou não quiseram resolver.
Nem é preciso recorrermos à vida de outros países para encontrarmos a confirmação disto. No «caso Português», tivemos a prova exuberante de quanto vale um homem só, votado inteiramente e desinteressadamente ao serviço da causa nacional. [...]
Para não fugir à regra, a Venezuela também teve a sua figura histórica na pessoa ilustre do seu Presidente General Marcos Pérez Jiménez, como muito bem o afirmou o meticuloso Times.
Homem de uma vontade firme, ele está em tudo que tenha um mínimo de interesse para o país que representa. Trabalhador incansável, muitas vezes o vimos às primeiras horas da manhã, presenta na inspecção de muitos trabalhos de construções em curso, para voltarmos a vê-lo quando findava o dia, presidindo aos estudos de novos trabalhos, analisando terrenos, conferenciando, rodeado de técnicos, nos lugares aonde os interesses económicos justificam a atenção imediata dos poderes públicos.
Milagrosamente, a bem do progresso de um país que a passos agigantados caminha para o lugar máximo entre as nações do Mundo, a Venezuela encontrou no seu Presidente, Senhor General Marcos Pérez Jiménez, o Homem que está escrevendo em letras de ouro mais uma página gloriosa nos anais da Venezuela imortal."
(excerto de Um homem ao serviço de um país)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário