18 março, 2016

CHARBONNIER, Jean-Claude - O CASO DA MORTE DO VIZINHO DA PORTA EM FRENTE. Texto revisto por Forte Faria. [S.l.], [s.n. - comp. e imp. Emp. Tip. Casa Portuguesa, Sucrs., Lda., Lisboa], [1966]. In-8.º (18,5cm) de 242, [2] p. ; B. Colecção Boxer, 1
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Curioso romance policial. Jean-Claude Charbonnier é o pseudónimo utilizado por Forte Faria, o 'revisor do texto', e verdadeiro autor da obra. Sobre esta, e de acordo com a apresentação, "tem todos os ingredientes indispensáveis na actual novelística policial e que o grande público aprecia - violência e sexo, mas temperados por um sadio humorismo que resulta do dia a dia da própria vida. Onde a polícia falha... uma cadela boxer, endiabrada... resolve o problema.".
"Uma nesga de claridade infiltrava-se por entre as cortinas mal sobrepostas, pondo um traço vertical na parede. À escassa claridade notavam-se os contornos indecisos de um quarto de dormir. A cama de casal, pelas suas dimensões e pela luz que se reflectia nos lençóis, destacava-se mais nitidamente. Sobre ela, de costas para a janela, e interceptando a claridade, o vulto de um homem a dormir, com a cabeça meia coberta pela almofada; a seu lado, na penumbra criada pelo corpo do homem, mas se distinguia um outro vulto. Ouvia-se a respiração regular do homem.
O homem mexeu-se e com o braço tentou afastá-la do seu lado.
- Deixa-me.
Ela agitou-se de encontro ao homem.
- Não sejas chata. Deixa-me dormir."
(excerto do Cap. 1)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário