27 março, 2016

FREITAS, José de - CHANG KAI CHEK. Lisboa, Parceria A. M. Pereira, 1941. In-8.º (20cm) de 49, [1] p. ; [4] p. il. ; B. Colecção «Os Homens da Guerra», IX
1.ª edição.
Ilustrada com fotogravuras do líder chinês em extratexto.
Biografia política e militar de Chiang Kai-shek, general chinês, sucessor de Sun Yat-sen na unificação da China pós-Dinastia Manchu (1925). Após a guerra civil que o opôs a Mao no final dos anos 40, retirou-se para Taiwan onde, com o apoio dos EUA, procurou reorganizar as suas forças militares.
"A vida singular de Chang Kai Chek e o seu indiscutível talento militar e político estão intimamente ligados à história da China moderna. Pretender, a traços largos, esboçar o perfil do maior general da velha terra de Catai sem estudar, em resumo, os acontecimentos políticos e sociais ocorridos na China desde 1900 até Sun-Yat-Sen (o mais extraordinário estadista que abriu ao seu país as portas da civilização ocidental) constitui, na nossa opinião, trabalho votado a malogro certo. [...]
A república não estava ainda bem consolidada. Senhor do sul, Sun-Yat-Sen organiza a marcha para o Norte rebelde. Da Escola Militar de Uampoa, perto de Cantão, chegam constantemente jovens oficiais a engrossar as fileiras dos exércitos republicanos. Entre êles há um homem, cujos trabalhos sôbre táctica militar haviam já chamado a atenção dos seus mestres. Sun-Yat-Sen recebe-o de braços abertos. As qualidades do rapaz, a maneira clara como encara e resolve os mais complicados problemas, tornam-no já indispensável nos conselhos do seu Estado Maior. Os preparativos para a expedição contra o norte terminaram. Falta um chefe. Sun-Yat-Sen indica Chang-Kai-Chek."
(excerto do Cap. I, No limiar da nova China)
Matérias:
I - No limiar da nova China. II - Da guerra do Ópio aos Tratados Injustos. III - Sun Yat Sen e a República. IV - Nasceu um general. V - A grande Batalha. VI - A nova China. VII - O incidente de Lu-Ku-Chiao.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário