28 março, 2016

LUCENA, Vasco de – A GRANDE GUERRA : chronica episodica e anedoctica da conflagração europea. A lucta no mar e a lucta na terra. Paginas soltas de uma historia tragica. Lisboa, João Romano Torres & C.ª, [191-]. 5 vols in-8.º (21,5 cm) de 230, [2] p., 190, [2] p., 174, [2] p., 182, [2] p. e 198, [2] p. ; mto il. ; E. num único tomo.
1.ª edição.
Obra em 5 volumes (completa), profusamente ilustrada com fotogravuras e desenhos de belo efeito, muitos em página inteira.
“A 28 de Junho de 1914, Serajevo, capital da Bosnia, provincia anexada ao imperio austro-hungaro em 1908, estava em festa.
Pelas ruas engalanadas circulava a multidão heterogénea dos habitantes, que se apinhava nos pontos por onde deviam passar o archiduque Francisco Fernando e a duquesa de Hohenberg, futuros herdeiros do throno da Austria-Hungria, convidados a visitar a cidade balkanica. [...] Tomaram logar no luxuoso automovel descoberto que os aguardava á porta do palacio, e, seguidos d'outros que transportavam a luzidia comitiva, partiram, mal suppondo em tal momento que, a poucas dezenas de metros do soberbo edificio, os aguardava o primeiro assassino pago pelo oiro servio para os riscar do numero dos vivos."
(excerto do prólogo, A primeira rajada da tormenta)
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Lombada algo desgastada.
Raro.
Com interesse histórico.
A BNP tem registado apenas um exemplar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário