22 março, 2016

FIGUEIREDO, A. Cardoso Borges de - INSTITUIÇÕES ELEMENTARES DE RHETORICA PARA USO DAS ESCHOLAS. Por... Cavalleiro da Ordem de Nossa Senhora de Conceição de Villa-Viçosa, Professor jubilado em Oratoria, Poetica e Litteratura classsica no Lyceu Nacional de Coimbra, etc. Undecima edição. Correcta e augmentada. Coimbra, Livraria Central de J. Diogo Pires - Editor e proprietario, 1879. In-8.º (21cm) de 207, [1] p. ; E.
Manual de Retórica. Trata-se de uma obra de referência, das mais importantes que sobre a matéria se publicaram entre nós, e sobejamente utilizada nas escolas portuguesas durante a segunda metade do século XIX. De acordo com os registos da BNP, conheceu pelo menos quinze edições, sendo a 1.ª, de 1849 e a 15.ª, de 1906.
"Nascido para a sociedade, o homem não recebeu da summa bondade do Creador melhor dote que a faculdade de falar; sendo certo que outra não ha que mais prestimo tenha em todo o tracto da vida, publica e particular. E a verdadeira eloquencia ganha para si louvor e estimação; mantém o estado; é o doce amparo da humanidade.
Eloquencia é - a força de dizer dominadora do animo alheio; - isto é, a faculdade de exprimir os pensamentos pela maneira mais propria para produzir a convicção, o deleite e a persuasão. Esta força natural, para que se não se desvie do direito caminho, ha mister de ser guiada pela arte; serve-lhe de guia a rhetorica: i. é, - a disciplina que rege o genio no uso da eloquencia."
(excerto do Cap. I, Natureza, fim e divisão da eloquencia, 1 e 2)
Matérias:
Noções Preliminares : Da eloquencia e da rhetorica em geral
I - Natureza, fim e divisão da eloquencia. II - Meios, officios e requisitos do orador. III - Operações do orador e partes da rhetorica.
Parte Primeira - Invenção. Parte Segunda - Disposição. Parte Terceira - Elocução. Parte Quarta - Memoria. Parte Quinta - Declamação.
Encadernação coeva inteira de carneira com rótulo negro e dourados gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Pastas com pequenos defeitos; lombada algo desgastada. Carimbo de posse nas f. rosto e anterrosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário