15 março, 2016

SARDINHA, Luciano Antonio Picão - CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SERVIÇO DE SAUDE EM CAMPANHA. Dissertação inaugural apresentada á Escola Medico-Cirurgica de Lisboa. Lisboa, Typographia Santos & Magalhães, 1902. In-8.º (21cm) de 91, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela extensa dedicatória autógrafa do autor.
"Quando um dia a patria fôr o mundo e a familia a humanidade, como li algures, desapparecerá o maior de todos os flagellos - a guerra, e com ella a Medicina Castrense. Porém, como estamos bem distantes d'esse sonhado paraizo, como por ora a idéa de patria é uma realidade, impõe-se o estudo de todas as questões que dizem respeito a este ramo da Medicina. Julgamos mesmo que nem só o medico-militar se deve preoccupar com a Medicina-Castrense. Todos aquelles que possuem um diploma de medico podem e devem interessar-se por estas questões, tão debatidas hoje nas grande potencias, da Medicina alliada á Arte da Guerra."
(excerto da introdução)
Matérias:
I. Formações Sanitarias da Primeira Linha
- Posto de Soccorros. - Penso Individual. - Composição do Penso Individual. - Estação de Carros. - Carro Sanitario Regimental. - Carro Ligeiro de Transporte de Feridos. - Ambulancia Divisionaria. - Hospitaes Moveis: Tenda-Hospital Tollet; Tenda-Hospital Cunha Bellem.
II. Formações Sanitarias da 2.ª Linha
- Hospital d'Evacuação. - Hospitaes de Transito, d'Estação e d'Etapes. - Hospitaes Temporarios. - Hospitaes Fixos. - Hospitaes Especiaes. - Hospitaes temporariamente immobilisados. - Hospitaes de Distribuição. - Deposito Sanitario. - Deposito de Convalescentes e de Extenuados. - Grande Deposito Sanitario da Base d'Etapes.
III. Asepsia e Antisepsia no Campo de Batalha
- Asepsia e Antisepsia desde a Linha de Fogo ao Posto de Soccorros. - Asepsia e Antisepsia no Posto de Socorros: Composição do Penso; Forno de Forgue; Composição do Penso. - Asepsia e Antisepsia na Ambulancia Divisionaria. - Asepsia e Antisepsia no Hospital Movel.
IV. Tratamento primitivo d'algumas lesões produzidas por projectis de guerra
- Tratamento primitivo das fracturas diaphysarias. - Tratamento primitivo nos casos de alojamento dos projectis de guerra no organismo. - Tratamento da anemia aguda consecutiva a hemorrhagias produzidas pelos projectis de guerra.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas ligeiramente manchadas. Contracapa apresenta pequena falha de papel no canto superior dto.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário