25 março, 2016

CRUYFF, J. - MUNDIAIS 74. Impressões e experiências do Campeonato Mundial de Futebol de 1974. Tradução de Ana Margarida. [S.l.], Liber : Editorial e Publicidade Portugal Brasil, Lda., [1974]. In-8.º (21cm) de 183, [9] p. ; mto. il. ; B.
1.ª edição portuguesa.
Muito ilustrada com fotografias a p.b. nas páginas do texto.
Histórias do mundial de 74, contados na 1.ª pessoa por um dos maiores jogadores de todos os tempos: os jogos, as equipas adversárias, as equipas ausentes, os companheiros de equipa e o ambiente do balneário, etc., etc., enfim, um documento curioso de grande interesse histórico e futebolístico, publicado pouco tempo depois do final daquele que foi considerado um dos melhores mundiais de sempre - o mítico Alemanha-74.
Johann Cruyff (1947-2016). "Nasceu na Holanda, em Amesterdão, a 25 de Abril de 1947, no seio de uma família humilde. Com um simples atravessar de rua, o pequeno Johann e o seu irmão Henry ficavam no campo do Ajax onde passavam o dia aos pontapés na bola. Aos 10 anos entrou para a equipa infantil e a sua capacidade e entusiasmo fizeram dele a estrela da equipa juvenil e, mais tarde, em toda a plenitude das suas fabulosas condições, o primeiro jogador do clube holandês que, com ele, ganhou o Campeonato da Europa durante três épocas. Foi eleito o melhor jogador da Europa em 1971 e 1973. A sua aquisição pelo F. C. de Barcelona foi a mais cara e sensacional da história do futebol. Neste ano de 1974, depois de ganhar o campeonato da Liga de Espanha com o «Barça», a sua figura agigantou-se no Campeonato do Mundo onde foi uma figura de tal evidência que a crítica mundial o apontou como o Número Um do nosso tempo. São as suas impressões e experiências do Campeonato do Mundo-74 que ficam neste livro que Cruyff garante ser o seu primeiro e último livro."
(apresentação)
Sumário:
A) Tudo estava por fazer
- Não tínhamos equipa. - Como se formou a Selecção. - Hiltrup: História de uma grande clausura.
B) Cónica de seis partidas
- 15 de Junho: Holanda, 2 - Uruguai, 0. - 19 de Junho: Holanda, 0 - Suécia, 0. - 23 de Junho: Holanda, 4 - Bulgária, 1. - 26 de Junho: Holanda, 4 - Argentina, 0. - 30 de Junho: Holanda, 2 - Alemanha, R. P., 0. - 3 de Julho: Holanda, 2 - Brasil, 0.
C) A Final
- Concentração em Munique. - A final não me tirou o sono. - Duas escolas de futebol. - A final que não devíamos perder. - 7 de Julho: Alemanha Federal, 2 - Holanda, 1. - Análise dos campeões. -  Lamentável fim: Banquete com discriminação.
D) Os favoritos sem sorte
- Argentina: Uma grande equipa. - Itália: Uma máquina envelhecida. - Foi uma sorte não jogarmos contra a Polónia. - O Brasil não errou a táctica. - Os grandes ausentes.
E) Os meus vinte e um companheiros
- O jogador que completa os 22. - Os momentos altos da minha carreira.
F) Nunca voltarei a outro campeonato mundial
- Futebol e vida privada. - Regresso ao lar. - Não voltarei a disputar uma Taça do Mundo.
G) Apêndices
1. O novo rei. 2. O grande duelo. 3. Podium dos goleadores. 4. As idades dos jogadores.     
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário