28 fevereiro, 2015

CRUZ, Frederico - ATRAVÉS DO ESPAÇO. [Lisboa], Edição da Emprêsa Nacional de Publicidade, 1942. In-8.º (18,5cm) de 404 p. ; il. ; B.
1.ª (e única) edição.
Ilustrada com desenhos de página inteira.
Valorizada pela extensa dedicatória autógrafa do autor ao Comandante Gomes Ramos.
Publicado em 1942, «Através do Espaço» foi um dos primeiros romances portugueses de Ficção Científica.
"A escrita da ficção científica, e do fantástico em geral, é bastante instável na nossa cultura [...], não porque não haja vontade nem tentativas de incursões no género, mas porque, por um motivo ou outro, são singelas e particulares [...]. Durante todo o século passado as conhecidas incursões de Amílcar de Mascarenhas (A.D. 2230), Frederico Cruz (Através do Espaço), Luiz de Mesquita (O Mensageiro do Espaço), Alves Morgado (O Construtor de Planetas), entre outros, surgiram igualmente como pequenas contribuições, na maioria discretas e prontamente caladas, para um universo ficcional português."
(Luís Filipe Silva in correiodofantasstico.wordpress.com)
"A mata estava silenciosa. Os primeiros alvores tingiam o horizonte. Débil brisa agitava brandamente a ramaria das árvores, fazendo-as rumorejar em surdina.
No centro da vasta clareira, o enorme fuso apontado a trinta graus de elevação e apoiando-se na robusta estrutura metálica, brilhava sob o influxo dos suaves raios lunares.
Como eram elegantes as suas formas alongadas de contornos aerodinâmicos!
As asas laterais, largas, espessas, mas relativamente curtas davam-lhe o aspecto duma ave gigantesca e exótica, de moderada envergadura mas grande superfície alar."
(excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário