04 fevereiro, 2015

BESSA, Coronel Carlos Gomes – RASGANDO OS SERTÕES BRASILEIROS : o começo da aventura. Lisboa, [s.n. – Comp. e imp. nos Serv. Gráf. da Liga dos Combatentes], 1984. In-4.º (23,5cm) de 28, [4] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela extensa dedicatória autógrafa do autor ao Dr. Silva Tavares.
Ilustrada com 3 mapas em página inteira: - A baía de Todos os Santos e a cidade de Salvador; - S. Vicente, Santos e Santo Amaro; - Mapa do Brasil (todos reproduzidos de códices quinhentistas existentes na Biblioteca da Ajuda, Lisboa).
“O panorama que se deparou aos portugueses no Brasil era muito diferente mesmo daquele que, pelas suas riquezas e adiantadas civilizações, os espanhóis encontraram na América Central e Andina.
Nessa ocasião Portugal estava voltado para a Índia que, insaciável, lhe consumia vidas e capital. Do Brasil nos primeiros anos, a bem dizer, só vinha o pau-brasil, pelo que não oferecia condições atractivas. Elas eram até bem inferiores às da Guiné, do outro lado fronteiro no Atlântico.
Por isso a Coroa evitava grandes investimentos ali. Segundo alguns historiadores, este é o principal motivo do silêncio dos cronistas e da falta de divulgação das viagens feitas pelos portugueses, que se admite terem começado por volta de 1491. […]
Em consequência de todas estas viagens alguns portugueses foram atirados a esmo para as terras do Brasil. Eram náufragos, desertores das armadas, ou degredados de delito comum e judeus ali deixados. Para sobreviverem, os que se fixavam naquelas terras tiveram de fazer seus os hábitos dos indígenas. Também eles passaram a viver, nus ou semi-nus, da agricultura rudimentar, alimentando-se sobretudo de mandioca, dormindo em redes e evitando as doenças em que o ambiente era fértil, recorrendo, quer a ervas e plantas tropicais, que a unguentos para lhes protegerem a pele. Não poucas vezes também eles praticaram a antropofagia.
Foi muito dura a luta destes portugueses pela sobrevivência. Perante a hostilidade do sertão e do gentio selvagem, uma arma a muitos serviu de antídoto e de salvatério – o amoroso acolhimento recebido de algumas mulheres locais.
Assim começou no Brasil o que Gilberto Freyre chamou a aventura da miscigenação…”
(Excerto do texto)
Matérias: O Começo da Aventura. - Primeiros contacto e a aventura da miscigenação. – Capitanias do mar e Capitanias de terra. – O Caramurú. – S. Vicente e João Ramalho. – As donatarias e o Governo-Geral. – Considerações finais.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário