21 fevereiro, 2015

COLAÇO, Jose Daniel – VIAGEM DE SUA MAGESTADE EL REI O SENHOR DOM FERNANDO A MARROCOS, SEGUIDA DA DESCRIPÇÃO DA ENTREGA DA GRÃO CRUZ DA TORRE E ESPADA AO SULTÃO SID MOHAMMED, POR… DEDICADA Á SOCIEDADE DE GEOGRAPHIA DE LISBOA. Tanger, Imprensa Abrines, 1882. In-8º (19cm) de vi, 122, [4] p. ; B.
Livro impresso em Tanger.
1.ª edição, da 1.ª obra impressa nesta antiga possessão portuguesa, e em português.
“Tendo o Snr. G. T. Abrines, depois de lutar com obstáculos de toda a espécie, conseguido instituir em Tanger um prelo, com o qual deo começo a provas impressas das mais requeridas nas Legações e Consulados, e nas officinas comerciaes que d’antes tinham de recorrer á Europa para a impressão dos seus documentos, concebeu o Snr. Abrines a ideia de assignalaro debute do seu útil empreendimento pela publicação d’um pequenino livro que ao número limitado de paginas, reunisse a qualidade de narrar um desses salientes factos que nos povos cultos prendem a atenção dos espiritus ilustrados para os destinos desta importante região do continente africano.
Lembrou-se para este fim o Snr. Abrines de formar esta primeira produção da sua nascente Imprensa, pela compilação d’umas folhas soltas que em 1856 viram a luz em Lisboa na revista hebdomadária intitulada Archivo Universal sob o nome de viagem de S. M. O Snr. D. Fernando á Africa. […] Dadas estas circumstancias é de toda a oportunidade para assumpto do primeiro livro que apparece publicado em Marrocos, a escolha da viagem d’um Rei Portuguez a esta terra tão ligada ás nossas gloriosas tradições, accedi gostoso e até com enthusiasmo ao pedido do Snr. Abrines; e digo com enthusiasmo porque a ideia de que a primeira publicação a sahir em Tanger, fosse feita em lingoa portugueza, e de que a obra, embora pequenina e de nenhum mérito literário, posesse em relevo o exemplo que aos exploradores e viajantes africanos dera um Principe que o povo portuguez extremece, e que todo o mundo venera pelas suas grandes virtudes e enciclopédica cultura, assim como pela sua relevantíssima qualidade de rei-artista e animador das sciencias, das letras e das artes…”
(excerto da introdução do autor)
“Chegou Sua Magestade á Bahia de Tanger nos últimos dias do mez de maio de 1856, tendo feito participar ao cônsul geral portuguez naquelle paiz que, tencionando para sua comodidade guardar o mais rigoroso incógnito, não desejava ser recebido com as demonstrações, festejos e mais ceremonias, que a sua pessoa requeria. […]
O incógnito só podia ser nominal. Aquelle povo, como todos os já visitados, sabia perfeitamente qual era a categoria do viajante, que o vapor Mindello levava a bórdo: eram bem naturaes,pois, a curiosidade e enthusiamo que o animavam, ao receber pela primeira vez um herdeiro d’aquelles a cuja corôa pertencêra aquella parte da Africa, em epocha não muito distante.”
(excerto do texto)
Exemplar por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário