17 fevereiro, 2015

ANTUNES, João - A HIPNOLOGIA TRANSCENDENTAL : o hipnotismo e a sugestão. Introdução do Dr. Raul de Oliveira Leal. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira, 1913. In-8.º (19 cm) de 220, [4] p. ; B. Colecção "Psicologia Experimental", III
1.ª edição.
Os problemas modernos e as Sciencias Antigas. A Hipnologia e a Magnetologia. O Transcendentalismo operatorio. A transmissão do pensamento. O desdobramento da personalidade. A estigmatização e a hematidrose. O «envoutelement». Os fantasmas. «Maisons hantées». O magnetismo pessoal, a irradiação do pensamento e da vontade. A hipotese espirita. A hipotese positivista.
"A presente obra não tende a solucionar uma tese. Acima de tudo é uma serie de hipoteses e documentos concatenados pela logica da dedução. O agrupa-los sob o aspecto hipnologico significa o intuito de seria-los num criterio o mais naturalista possivel.
Hipno-magnetologos, teosofos, dinamistas, hilomorfistas e em geral todas as escolas, que tentam desvendar o cripto-dinamismo cosmico são concordes em aceitar a existencia duma força unica, que agita o Universo e, qual Proteu antigo, se modaliza nas mil e uma fórmas da energia universal."
(excerto da apresentação)
Indice
:
- Introdução (A teoria do Vertiginismo e a sua amplitude filosófica). - Os problemas modernos e as Sciencias Antigas. - A Hipnologia e a Magnetologia. - O Transcendentalismo operatorio. - Perante a critica. - A Hipotese espirita. - A Hipotese positivista. 
João Antunes (1885-1956). Advogado e Professor, nasceu em Lisboa em 10 de Fevereiro de 1885. “Escreveu com rara inteligência, um conjunto apreciável de artigos (em revistas) e livros, sobre "conhecimentos que pela sua natureza se não devem vulgarizar". Trata-se, evidentemente, de temas ligados ao ocultismo (na sua versão primitiva, via Papus), cabalismo, esoterismo, teosofia, martinismo, teurgia, templarismo, maçonaria, carbonarismo, etc. Mas foi, particularmente, um grande mentor do pensamento teosófico, quando este estava ainda (por cá) no seu começo, tendo sido um dos fundadores (e primeiro presidente: até 1924?) da Sociedade de Teosofia de Portugal [STP], nascida em 1921."
(Fonte: http://almocrevedaspetas.blogspot.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário