06 fevereiro, 2015

VILLAS, Coronel Gaspar do Couto Ribeiro – O FEITO DE S. MAMEDE : alvorecer da nacionalidade. Conferência na Sociedade de Geografia de Lisboa comemorando o oitavo centenário da Batalha. (Separata da Revista de Guimarães). Vila-Nova-de-Famalicão, Tip. «Minerva», de Gaspar Pinto de Sousa & Irmão, 1931. In-4.º (23,5cm) de 24 p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Dissertação sobre a Batalha de S. Mamede, feito de armas histórico que colocaria D. Afonso Henriques à frente dos destinos do Condado Portucalense. O autor faz uma resenha histórica do período que abrange a ocupação árabe da península à custa da sua vitória sobre os visigodos e da sua monarquia decadente, e a Reconquista Cristã, e aponta as causas políticas e diplomáticas para o desfecho militar de S. Mamede.
“Trazem ao Infante a notícia da chegada da Hoste da Rainha. Junto dêle – ainda diz a História – não estava D. Egas; porventura demorado na reunião dos recursos para que a vitória fosse uma realidade.
O Infante não quer ficar dentro dos muros, como fizera diante do Primo, Rei de Leão. O ânimo não lhe sofre esperar pela concentração efectiva das forças trazidas ou não por o Aio. Resolve sair a campo, em dia indeterminado, porventura na véspera de combate definitivo. Naturalmente, os parciais da Rainha formam-se fora do seu campo, como mais numerosos, no sítio conhecido ainda hoje pelo nome de «Campo de Ataca».
Defrontam-se os contendores e dá-se o que deve ser o primeiro embate.”
(Excerto do texto)
Invulgar.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário