19 fevereiro, 2015

MACEDO, Jozé Agostinho de - SERMÃO NA FESTIVIDADE DA INSTITUIÇÃO DA REAL ORDEM DE SANTA IZABEL, CELEBRADA NA IGREJA DE S. ROQUE, NO DIIA 24 DE SETEMBRO DE 1805, ESTANDO PRESENTE A PRINCEZA HOJE RAINHA NOSSA SENHORA, SUAS ALTEZAS, A CORTE, &c. &c. &c. PREGADO POR... PRESBYTERO SECULAR, E PREGADOR DE SUA MAGESTADE. LISBOA, NA TYPOGRAPHIA ROLLANDIANA, 1819. Com Licença da Meza do Desembargo do Paço. In-8.º (14,5 cm) de 37, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Apreciado sermão do padre José Agostinho de Macedo. Pregado em 1805, apenas viria a ser publicado em 1819, como faz questão de referir no final JAM, "achava-se licenciado para a impressaõ desde 7 de Agosto de 1807; mas diversas circunstancias impediraõ até agora a sua publicaçaõ pela imprensa".
"Muito Alta, e Muito Poderosa
Princeza, e Senhora Nossa:
Descobrir, e admirar a virtude sentada em o Throno Portuguez, ou reconhecer e adorar a imagem desta mesma virtude em cada huma de nossas Soberanas, desde os principios desta Monarchia, he ajuntar hum brado aos testemunhos irrefragaveis dos Annaes, e Fastos do Imperio Lusitano. Estendo, e alongo a vista pelos seus limites, e em toda a parte vejo monumentos levantados á Religiaõ por aquellas mesmas mãos, que sustentáraõ o Sceptro."
(Excerto do sermão)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas com defeitos.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário