01 fevereiro, 2015

INSO, Jaime do – VISÕES DA CHINA. 2.º milhar. Lisboa, [Edição do Autor] - Tipografia «Élite», 1933. In-8.º (19 cm) de 406, [6], 4, [2] p. ; il. ; B.
Capa de Julio Alves.
1.ª edição.
Ilustrada com uma planta esquemática da habitação de Wenceslau de Morais em Tokushima.
Anteprefácio de Wenceslau de Moraes (excerto de uma carta dirigida ao autor, datada de 1927).
Crónicas de viagem do autor por terras do Oriente. Contém interessantes capítulos da vida de Wenceslau de Moraes.
“Estamos em face do enigma do Oriente!
A China tem o seu mistério, mistério que se respira nesta atmosfera baça u húmida da maior parte do ano, na tristeza fatalista do ambiente, nos caracteres cabalísticos da sua escrita ideográfica espalhados por toda a parte, na compleição búdica dos seus habitantes, na música estranha da sua linguagem, nas linhas fantásticas dos seus barcos, na superimaginação do pensamento, traduzida a cada passo – desde o teatro ao casamento, ás festas e á morte – a China tem o seu mistério!”
(Excerto de O Mistério da China)
Índice: Anteprefácio. Prefácio do Autor. I – O Mistério da China. II - «Romantic Macao». III – O Ponto de Vista Europeu na Questão da China. IV – As Três Bacantes. V - A Tradição Portuguêsa no Extremo-Oriente. Sagração de um Bispo na Ilha de Sanchoan. VI – A Morte do Comendador Lu-Lim-Ioc. VII – O Enterro do Comendador Lu- Lim-Ioc. VIII – Macau na Exposição de Sevilha. IX – Bronze e Mistério. X – Uma Visita a Cantão. XI – A China Triste. XII – O Ópio. XIII – Política de Portugal na China. XIV – A Minha Sala Chinêsa. XV – Komor & Komor. XVI - «Ma-Kok-Miu». XVII – Vibrou o nome de Portugal . XVIII – A Inauguração da Estrada de Macau a Seac-Ki.
O Exilado de Tokushima
- O-Yoné e Ko-Haru. – Wenceslau de Morais. – Cartas de Wenceslau de Morais.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário