20 fevereiro, 2015

FREITAS, Padre Senna - PERFIL DE CAMILLO CASTELLO BRANCO. Nova edição  auctorisada pelo auctor. Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron : Casa editora Lugan & Genelioux, Successores, 1888. In-8º (18,5cm) de 151, [5] p. ; E.
Retrato de Camilo traçado por Sena Freitas. No final do livro, são reproduzidas as cartas dirigidas por Camilo ao autor.
"Isto não é o que se chama uma biographia. Não se faz a biographia d'um homem em vida d'elle.
O retrato exige a presença do retratado; a biographia, pelo contrario, suppõe o véo da mortalidade interposto entre aquella e o personagem por ella historiado. O meu personagem não sahiu por ora de scena, felizmente; o panno está ainda em cima; contenhâmo'nos.
O que se offerece ao leitor é o contôrno rapido d'um enorme vulto litterario, delineado por um dos seus cultores. É a anthropologia, ou o duplo perfil physico e moral d'um amigo tracejado por um amigo, mas por um amigo independente."
(excerto da introdução, Pouco mais de duas palavras)
Matérias:
Pouco mais de duas palavras.
I - A minha primeira visita a Camillo. II - O homem physico. III - O homem de sentimento. IV - O homem intellectual. V - Como se maneja uma lingua. VI - As crenças de Camillo. VII - Talvez por um equivoco!
Cartas de Camillo Castello Branco dirigidas ao auctor.
José Joaquim de Sena Freitas (1840-1913). Natural de Ponta Delgada, Açores. "Foi um sacerdote, orador sacro e polemista português. Publicou um extenso conjunto de obras, a maior parte sobre questões religiosas e de moral. Manteve intensas polémicas com diversos intelectuais e jornalistas portugueses e brasileiros.” Faleceu no Rio de Janeiro.
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro na pasta frontal e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário