12 fevereiro, 2015

BASTOS, Leite - O HOMEM DAS MEIAS DE SEDA. Scenas da vida de Lisboa. Numero I. Lisboa, Typographia e Lithographia Portugueza, 1882. In-8º (19cm) de 32 p. ; B. Col. Prozas da Vida Alegre, I
1.ª edição.
Novela de costumes.
"Temos a flôr do caixeiro da baixa, mas sem espirito de ouvido nem maneiras de academia de dansa.
Um verdadeiro prodigio!
Veste do Keil, calça do Stelpflug, perfuma-se no Baron, tem sempre uma formosa camelia para collocar na carcella do seu fraque de domingo, charutos dos mais escolhidos para si e para os amigos, vive como um Kédiva rodeado de mulheres, de costumes faceis, gasta como um principe, e o que é mais prodigioso, o que lhe dá sobre todos os seus collegas uma superioridade incontestavel, é a circumstancia de não usar meias... que não sejam de seda!"
(excerto do Cap. I, O heroe)
Francisco Leite Bastos (1841-1886). “Jornalista, autor de contos e romances policiais, dramas e comédias, nascido a 17 de setembro de 1841, em Lisboa, e falecido a 5 de dezembro de 1886, na mesma cidade. Gozou, no seu tempo, de um relativo êxito popular. Colaborou no Diário de Notícias e em vários jornais literários. Deu sequência ao Rocambole, de Ponson du Terrail, em Maravilhas do Homem Pardo. Toda a sua obra jornalística e literária se pauta pela crítica de costumes.”
(in http://www.infopedia.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com falha de papel nos cantos superiores.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário