15 fevereiro, 2015

SAINT-AGEN, Adrienne - AMANTES FEMININOS. Romance de aventuras galantes. Traducção de Luiz Cardoso. Lisboa, Typographia Lusitana Editora, 1909. In-8º (18,5cm) de 160, [2] p. ; [3] f. il. ; E. Colecção Galante Ilustrada, XXXX
1.ª edição portuguesa.
Ilustrada com belíssimas e sugestivas gravuras intercaladas no texto.
Romance erótico cujo tema é a homosexualidade.
"Todo azul, semelhante a um ceu do Oriente, com as paredes forradas de setim com reflexos de nuvens, o delicioso boudoir offerecia o triste espectaculo de uma interrupção subita na sua serena intimidade. Cadeiras desarrumadas, destroços de esculptura, entre os quaes emergiam flores arrancadas das jarras, juncando o solo, revelavam uma lucta recente, um coque formidavel nos moveis lindos e elegantes.
Uma mulher furiosa, mutilando as pallidas rosas, encarniçara-se em quebrar, em despedaçar, a fim de não succumbir á sua dolorosa colera.
Paloma Aguardès torcia-se sobre o divan azul soluçando desesperadamente; a bocca crispava-se-lhe de soffrimento, as fulgurações de animal perseguido e revoltado, mergulhadas nas lagrimas de uma limpidez crystalina causavam um fremito.
- Oh! disse ella, erguendo-se soberba de belleza e de elegancia, ousou!... oh! hei de vingar-me!..."
(excerto do Cap. I)
Encadernação artística em tela recoberta de fantasia de madrepérola com cercadura dourada nas pastas e ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado de conservação. Aparado à cabeça. 
Raro.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário