01 março, 2015

BRANDÃO, Carvalho - A PESCA DO BACALHAU. Por... Primeiro tenente da Armada. 13.ª Secção : Vida Marítima. Director: Francisco Penteado. Lisboa, Pedro Bordallo Pinheiro : Livraria Profissional, [191-]. In-8.º (14 cm) de 63, [1] p. ; il. ; B. Colecção Os Livros do Povo, 33
1.ª edição.
Curioso livro sobre a pesca do bacalhau publicado durante a Grande Guerra. Contém a lista dos navios portugueses (40) empregues na pesca, pelo seu nome, armador e local de matrícula.
Ilustrado nas páginas do texto com uma carta do Oceano Atlântico onde estão identificados os Bancos da Terra Nova, e um desenho de um pescador a labutar num dóri.
"A maior parte das pessoas só conhecem o bacalhau de o verem estendido nas lojas, ou então em postas, no prato. Muito pouca gente sabe o que seja um bacalhau, e quási ninguem faz idéa das dificuldades da sua pesca, dos trabalhos e dos perigos de tantos e tantos pescadores que deixam todos os anos a nossa linda terra no mez de maio, para irem viver durante seis mezes em pequenas embarcações sacudidas pelos mares tempestuosos dessas paragens do Norte onde quási não há verão e onde o sol se esconde volta e meia atrás de cerrados nevoeiros.
Êste livro vem mostrar a todos o que é a vida dos pescadores de bacalhau e qual a impotância desta indústria em Portugal, explicando também as operações por que passa, desde que é pescado até aparecer à venda, êsse que noutros tempos foi o fiel amigo do povo, como há de voltar a ser, quando a Paz voltar à Terra."
(Excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário