25 março, 2015

FREITAS, José Antonio de - ESTUDOS CRITICOS SOBRE A LITTERATURA DO BRAZIL. Por... subdito brazileiro. Habilitado com o curso theorico de artilheria pela Escóla Polytechnica de Lisboa e com o Curso Superior de Lettras. I. O LYRISMO BRAZILEIRO. Lisboa, Typographia das Horas Romanticas, 1877. In-8º (19cm) de 142, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Ensaio oitocentista sobre a literatura brasileira.
"Lançámos mão de um problema secundario, de uma fórma da litteratura brazileira, e pelo estudo das origens, que a produziram, propomo-nos reconstruir o genio do povo do Brazil, suas tendencias historicas e a base critica para a disciplina de seus talentos. [...]
De feito, ha muitos annos que se manifesta no Brazil uma vida litteraria verdadeiramente notavel. Enxameiam os poetas de elevado mrecimento; succedem-se as publicações com grande applauso e contentamento do povo, de modo que não só existem escriptores distinctos e eminentes, como os Gonçalves Dias, os Porto Alegre, os Magalhães e os Alencar, mas tambem existe um publico, que os anima, protege e auxilia."
(excerto da introdução, Ao leitor)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Etiqueta de biblioteca na lombada. Carimbo de biblioteca nas primeiras quatro páginas do livro, incluindo as f. rosto e anterrosto.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário