20 março, 2015

BARBOZA, Carvalho - A SOMBRA DA TÔRRE. 1.º milhar. Porto, Livraria Fernando Carvalho & C.ᴬ, L.ᴰᴬ, 1927. In-8º (20cm) de 118, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso romance nortenho. Relata a presença de uma sombra misteriosa que deambula pela Torre dos Clérigos - o fantasma de Nicolau Nasoni, arquitecto responsável pela construção da Torre na primeira metade do século XVIII.
"«Uma sombra na Tôrre? Que dislate!» - E Pedro mordia a bigodeira, deixando a lenda crescer, tomar vulto, assumir foros de verdade, - tudo isto para valorizar mais ainda a sua profissão, dando-lhe uns ares de ente extraordinário, que priva, de perto, com fantasmas...
Mas, uma noite, o sineiro, de regresso de uma taberna ali do Moinho de Vento, ouviu uma voz muito sua conhecida, chamá-lo lá do alto da Tôrre, - a voz do «louceiro», vibrando no silêncio da noite como um gemido...
Ergueu os olhos, inquieto e surpreendido. E, pela primeira vez, percebeu lá em cima, uns braços negros fazendo mover o sino, uns braços negros e intermináveis, uns braços que nada tinham de humanos..."
(excerto do Cap. II, A História da Tôrre e a Lenda da Sombra)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Discreta rubrica de posse na f. rosto.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário