19 março, 2015

ABREU, Leonídio de - SILVA MINHOTA. Braga, [s.n. – Comp. e imp. nas Ofic. Gráf. «PAX», Braga], 1956. In-4.º (24cm) de 267, [5] p. ; mto il. ; B.
Colaboração artística de Abel Mendes e Ricardina de Abreu.
1.ª edição.
Muito ilustrada nas páginas do texto com bonitos desenhos e fotogravuras a p.b.
“As crónicas que formam este volume foram escritas em épocas diversas, mais por distracção do que propriamente pelo interesse que, um dia, viessem a despertar. […]
São crónicas ligeiras, feitas, como soe dizer-se, ao correr da pena, sem quaisquer pretensões literárias e muito menos ambições de glória, o que, aliás, não estava no temperamento do autor. […]
Trata-se, realmente, de assuntos respeitantes a todos os concelhos do Minho, tanto no aspecto histórico, como religioso ou militar, sem excluir, evidentemente, o lendário, por vezes de tão sugestivo colorido na vida dos povos.”
(excerto da introdução, Breve explicação)
Matérias:

Uma parada memorável. – De Contrasta a Valença. – A ponte pênsil do Ave. O encanamento do Rio Cávado. – O primeiro prior do convento de Ribas. – Os franceses em Esposende. – O castelo de Arnoia. – A torre da Lapela. – As Águas Santas de Currais. - «Si el Gran Leon de España». – S. Paio seria natural do concelho de Paredes de Coura? – Santa Senhorinha de Basto. – O Convento-hospício de Cabeceiras de Basto. – As primeiras fortificações de Ponte de Lima. – O mosteiro de S. João de Vieira. – A Falperra e os seus santuários. – Uma princesa castelhana donatária de Ponte de Lima. – Os mistérios do Forte da Insua. – A torre de Penegate. – A extinta Colegiada de Valença.
– As origens de Ponte da Barca. – Uma obra de Satánas. – O santuário de S. Bento da Porta Aberta. – A vila de Fafe. – Sá de Miranda. – O mosteiro da Fontarcada. – Vila Nova de Cerveira. – O castelo de Lanhoso. – A vila de Caminha. – Antes morrer sem culpa. – O convento de Landim. – A demolida capela de Santa Ana de Braga. – A vila de Melgaço. – A vila de Prado. – Tenões e as origens do Bom Jesus do Monte. – Freiras que mudam de residência. – Paredes de Coura. – O concelho de Vila Verde. – Lendas de Fafe. – Arcos de Valdevez. – O convento de Santa Maria de Fiães. – A lenda da Calcedónia.
– O castelo de S. Tiago da Barra. – A primeira Duquesa de Bragança. – O convento do Carmo de Guimarães. – O Liceu-Seminário de Guimarães. – Algumas curiosidades arcuenses. – Uma figura intelectual de Ponte da Barca. – Antiguidades cerveirenses. – Antiguidades bracarenses. – Viana do Castelo. – Barcelos.
– Um amigo da Casa Real. – A Sociedade de Martins Sarmento. – O primeiro Santo Português.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. O livro contém diversas passagens sublinhadas, bem como notas marginais, tudo a lápis. Carimbo de posse na f. rosto.
Muito invulgar.
Com interesse regional.

Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário