28 março, 2015

CASTRO, Augusto Mendes Simões de - GUIA HISTORICO DO VIAJANTE NO BUSSACO (com estampas e um mappa). Por... Bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Socio Effectivo do Insituto da mesma cidade, Socio Correspondente da Real  Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes. Quarta edição. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1908. In-8º (19,5cm) de XI, [1], 244 p. ; [12] f. il. ; [1] mapa desd. ; E.
Bonita edição, ilustrada com fotogravuras de vistas, monumentos e locais de interesse turístico, e ainda, em folha desdobrável, a Planta da Matta do Bussaco.
"Com sua mata frondosa, com seu mosteiro singelo e com suas tradições gloriosas o Bussaco é um monumento triplicadamente celebre perante a natureza, a religião e a historia.
A situação encantadora d'aquella floresta secular; a riqueza, variedade e pompa de seus arvoredos admiraveis; suas aguas abundantes e purissimas; um ar fino e saudavel, e sempre puro e fresco ainda nos mais intensos ardores do estio; o mosteiro humilde; recordações historicas e lendas curiosas e cheias de interesse: tudo concorre para fazer do Bussaco um logar delicioso e justamente celebrado."
(excerto da introdução)

Augusto Mendes Simões de Castro (1845-1932). “Bibliófilo e bibliógrafo muito distinto e erudito", assíduo frequentador da Biblioteca da Universidade e conhecedor dos seus fundos. Trabalhou oficialmente na Biblioteca da Universidade durante mais de quarenta anos, tendo deixado o seu nome ligado à elaboração do catálogo de manuscritos e à catalogação dos reservados, bem como ao Archivo bibliographico da Bibliotheca da Universidade e ao Boletim Bibliográfico da Biblioteca da Universidade, onde colaborou amplamente. Escreveu para o Archivo Pittoresco, publicou o Guia Histórico do Viajante de Coimbra e arredores…, O Guia do Viajante no Buçaco, fundou as revistas Panorama Photographico e Portugal Pittoresco, destacando-se na sua bibliografia os numerosos escritos dedicados a Coimbra e à sua região."
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Invulgar e muito apreciado.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário