09 março, 2015

RAU, Virgínia - RELAÇÃO INÉDITA DE FRANCISCO DE BRITO FREIRE SOBRE A CAPITULAÇÃO DO RECIFE. [Coimbra], Coimbra Editora, Limitada, 1954. In-4.º (24cm) de [4], 17, [1] p. ; [1] f. il. ; B. Separata da BRASÍLIA, vol. IX
1.ª edição independente.
Ilustrada em separado com reprodução fotográfica da Carta de Francisco de Brito Freire para D. João IV (Arquivo Cadaval).
Valorizada pela dedicatória autógrafa da autora ao conhecido arqueólogo, Prof. Dr. Manuel Heleno.
"A obra histórica de Francisco de Brito Freire ficou incompleta, pois que na sua Nova Lusitânia - História da Guerra Brasílica, publicada em 1675, apenas se trata das lutas contra os Holandeses até ao ano de 1638. Todavia, alguns manuscritos, ainda hoje inéditos, conservam o depoimento imparcial e recto desse homem, que não contente em tomar parte nas guerras do Brasil «exercitando os postos maiores», escreveu fialmente sobre os «sucessos raros» e «principais occasiões» daquelas campanhas. [...]
A relação manuscrita que agora divulgamos, existente no Arquivo da Casa de Cadaval, vem tomar um merecido lugar entre as fontes portuguesas para a história da recuperação do Recife. E bem merecido ele é pela serenidade e objectividade com que o autor ajuizou dos acontecimentos e dos homens do seu tempo, «deseyando mais o aplauso de verdadeiro que de elegante. Escrita «entre o estrondo das armas» e datada da «Almiranta» em o Recife de Pernambuco, a 29 de Janeiro de 1654, ela projecta luz bem curiosa sobre os cabos de guerra luso-brasileiros e holandeses, suas grandezas e misérias, sobre os efectivos e acções militares, e a condução do ataque e episódios da rendição do Recife. Mais ainda. A veracidade da narrativa ressalta da comparação com outros textos, quer portugueses, quer holandeses."
(excerto da introdução)
Virgínia Rau (1907-1973). Arqueóloga e historiadora portuguesa. Concluiu a sua licenciatura em Ciências Históricas e Filosóficas da Faculdade de Letras, pela Universidade de Lisboa, em 1943. Em 1947 alcançou o grau de doutora em Ciências Históricas. Atingiu a cátedra em 1952. Dedicou-se ao estudo da História Medieval e Moderna em Portugal, produzindo diversos trabalhos académicos de relevo. Fundou e dirigiu o Centro de Estudos Históricos (Instituto de Alta Cultura), anexo à Facultade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo sido directora da mesma Faculdade entre 1964 e 1969. Em 1969 foi agraciada com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário