04 março, 2015

TAVARES, Jorge Campos - ALJUBARROTA : A Batalha Real (14-VIII-1385). [Porto], Lello & Irmão-Editores, 1985. In-fólio (31cm) de 142, [2] p. ; mto il. ; E.
Nota de Abertura de Joaquim Veríssimo Serrão.
1.ª edição.
Edição de 3 000 exemplares, comemorativa do VI Centenário da Batalha de Aljubarrota, numerada de 1 a 3 000. [O presente exemplar leva o N.º 330].
Contém quadro-esquema da relação familiar entre as várias personalidades que intervieram directa ou indirectamente na Batalha de Aljubarrota, focando também alguns aspectos da sua descendência.
Apreciada edição comemorativa, impressa em papel de qualidade, primorosa e profusamente ilustrada com belíssimos desenhos e esquemas da batalha.
"No dia 14 de Agosto de 1385, na estrada que ligava Leiria a Lisboa, a 12 quilómetros a norte da povoação de Aljubarrota e a cerca de 136 quilómetros de Lisboa, desferiu-se uma batalha envolvendo portugueses e castelhanos, e ainda ingleses e outros estrangeiros.
Batalha curta, durou a sua parte violenta talvez uma meia hora. Nela se decidiram os destinos de Portugal. Esse encontro militar foi, pois, decisivo na contenda que opunha duas facções que disputavam o Poder, as quais defendiam ideais e conceitos de vida política e social de orientação divergente, quase antagónicos.
Na realidade, Aljubarrota, para lá de ser uma batalha pela absoluta independência de Portugal, é o desfecho duma espécie de guerra civil, que dividia o País, pois tanto dum lado como do outro combatiam portugueses defendendo interesses e princípios que consideravam legítimos e justos - havendo por tal em ambas as hostes bandeiras com «quinas» e portugueses de lei, batendo-se todos eles pelo que julgavam ser a «justa causa»."
(excerto da introdução)
Matérias: Os Antecedentes da Batalha. A Mentalidade Medieval. Os Antagonistas - D. Juan I de Castela. - D. João I de Portugal, sua hoste e Nun'Álvares. Xeque ao rei de Castela - A Invasão de Portugal. - O Conselho. - Os dados estão lançados. - Os homens na batalha. Frente a Frente - As posições. - A segunda posição de batalha dos Portugueses. A Batalha Real - Deu sinal a trombeta castelhana. - A hora decisiva. - O rescaldo da Batalha Real. - O infeliz vencido. O Fim dos Heróis. O que adveio da Vitória.
Encadernação editorial em tela com desenho e letras gravadas a seco e a ouro e branco nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Vestígios ténues de humidade no verso da f. guarda e na f. anterrosto; essas folhas e as duas seguintes, apresentam o papel ligeiramente enrugado.
Invulgar.
Com interesse histórico.

Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário