11 março, 2015

SUBÁGUA, Antonio Bandeira Monteiro - REFUGIO DOS PORTUGUEZES. LISBOA. NA IMPRESSÃO REGIA. Anno 1830. Com Licença. In-8º (21,5cm) de 56 p.
1.ª edição.
Curioso opúsculo miguelista de pendor patriótico, anti-liberal. Na 1.ª parte do livro, o autor dedica-se a refletir sobre as influências nefastas do liberalismo, dando como exemplo de corrupção moral a França e os "franceses malvados" - os "enciclopédistas", em especial Voltaire, e todas as outras personagens históricas saídas da Revolução Francesa. A 2.ª Parte do livro é composta por 7 odes dedicadas a outros tantos santos, e 3 outras dedicadas a D. Miguel I.
"No tempo, em que expendo estas reflexões, ainda correm noticias as mais despropositadas, sem fundamento algum, sem a minima apparencia de verosimilhança, nem mesmo de possibilidade! Bom seria procurar-lhes a origem; mas o desprezo de taes inepcias tambem pode mostrar a taes impuras fontes que acabou o tempo, em que os elementos da dissolução existião do Corpo Social, em parte da Nobreza corrompida pelo Schematismo, e em parte do Povo pelos exemplos depravados que tiravão de alguns, que lh'os devião dar sãos! [...] Agora porem, Bemdicta seja a Providencia! Instaurou-se a Lei Fundamental, e as Secundarias tem por Guarda o Grande Fiscal, aqquelle, que tendo de Deos o Poder, tem de seus Vassallos o amor, e a gratidão mais concentrada, por nos livrar de tão fataes inimigos; e n'esta união nenhum temor pode ter a Nação Portugueza, limpa, e purificada da raça das viboras, que a pretendião subverter. E como no Magnanimo Senhor D. Miguel I temos o Anjo Tutelar, que a Providencia miraculosamente livrou de tantos perigos, frustradas serão as tramas, as ciladas, as ameaças, e todas as perseguições, que os nossos implacaveis inimigos projectem para nos fazer succumbir aos seus panicos terrores..."
(excerto das Reflexões)
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário