04 dezembro, 2014

TAUROMAQUIAS POPULARES E OUTROS ESTUDOS - MEDITERRÂNEO. Revista de Estudos Pluridisciplinares sobre as Sociedades Mediterrânicas. Semestral, N.os 5/6 - 1994/1995. [Director: Moisés Espírito Santo].
Lisboa, Instituto Mediterrânico : Universidade Nova de Lisboa,[1995]. In-4º (24cm) de 313, [17] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
Ilustrado com fotografias e desenhos no texto, e 2 folhas em separado.
Capa: Carlos Miguel.
Gravura: Touro. Desenho de Luis Badosa e Juan C. García Alonso. 
Duplo número da Revista Mediterrâneo, especialmente dedicada à Tauromaquia na sua vertente mais popular. Contém as Actas do Seminário Internacional Tauromaquias Populares.
"Não é raro os aspectos mais salientes e emblemáticos de uma cultura permanecerem fora do campo de visão das ciências que, por vocação, deveriam dispender os seus esforços exactamente a compreendê-la e a conhecê-la. Tal ocorre por razões de familiaridade, mas também por preconceito. [...]
Tal fenómeno de ocultação tem ocorrido a respeito das culturas tauromáquicas, cuja presença na sociedade portuguesa é completamente desproporcionada, por excesso, em relação à atenção que lhes têm dedicado as Ciências Sociais. [...]
Não admira assim que a produção intelectual a respeito da festa de toiros tenha ficado reduzida ou a incursões muito pontuais de etnógrafos do passado, como Ernesto Veiga de Oliveira, ou a obras resultantes da boa vontade de autodidatas, ou, ainda, ao conjunto dos cronistas e críticos taurinos que vão produzindo literatura e factos pertencentes ao campo da tauromaquia profissional.
Recentemente , porém, alguns investigadores descobriram nos jogos de toiros um campo fértil e estimulante de análise. Entre as corridas de toiros formais e institucionais e os festejos taurinos de carácter popular, têm-se inclinado para esta segunda vertente.
Para romper o isolamento do tema no tratamento do tema e para confrontar procedimentos de pesquisa, teorias, perspectivas e resultados com outros investigadores, o Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, organizaram o Seminário Internacional Tauromaquias Populares.
Reuniram-se assim durante três dias sociólogos, antropólogos, psicólogos e outros investigadores oriundos daquelas Universidades portuguesas e ainda das Universidades de Madrid, Sevilha, País Basco, Barcelona e Montpellier."
(excerto do editorial)
Matérias: 
TAUROMAQUIAS POPULARES 
- O touro na Bíblia : símbolo de Deus e vítima sacrificial - Moisés Espírito Santo.
- A corrida do forcão - Fernando Teixeira.
- O espelho quebrado : versus e reversus nas tauromaquias populares - Luís M. Antunes Capucha.
- A corrida à corda - tradição centenária - António Manuel Morais.
- Simbología cromática en la tauromaquia popular - Luis Badosa Conill.
- Tener o no tener - Los bueyes en la festa del pi en Centelles, Cataluña - Manuel Delgado Ruiz.
- Un delirio popular y aristocratico - Fernando Claramunt López.
- Deux formes d'opposition à la corrida espagnole : les courses portugaise et camarguaise - Frédéric Saumade.
- La dimension sacrificial de la tauromaquia popular - Pedro Romero de Solís. 
OUTROS ESTUDOS 
[...]
Exemplar brochado em bom estado de conservação. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário