20 dezembro, 2014

NEVES, Francisco Palha Botelho - O TOIRO DE LIDE EM PORTUGAL. Prefácio de A. Vasco Lucas. Lisboa, Edições Inapa, 1992. In-4º grd. (28cm) de [10], 185, [4] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Bonita edição, de grande apuro gráfico e profusamente ilustrada com belíssimas gravuras históricas e fotos a p.b. e a cor, totalmente impressa em papel inagloss de 140 gramas.
"Nascido e criado para proporcionar uma sublime simbiose plástica, miscelânea de arte e emoção - o toureio, função que, queira-se ou não, cativa o público e contribui largamente para a vivência de muitos -, o toiro bravo lutando com nobreza justifica a existência da espécie e glorifica a sua própria essência. [...] Só quem algum dia se acercou ao cerrado do toiro bravo, contemplando a sua vistosa e imponente altivez, intercalada com o berrar desafiante, ou sentindo o seu estremecedor galopar, qual rufar de tambor de guerra, poderá entender porquê estes animais foram deuses na Antiguidade. O toiro de lide, adorno incomparável dos campos da Ibéria, encontra aqui e agora o justo preito de homenagem."

(excerto do Prefácio)

Encadernação do editor em tela vermelha com sobrecapa plastificada policromada.
Excelente exemplar, como novo. 
Invulgar e muito apreciado.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário