24 dezembro, 2014

COSTA, Ferreira da - NA PISTA DO MARFIM E DA MORTE. 6.ª edição. Pôrto, Editôra Educação Nacional, L.da, 1944. In-8.º (19cm) de 459, [13] p. ; il. ; E.
Capas e desenhos no interior de Manuel Ribeiro de Pavia.
Memórias do autor referentes à sua passagem por terras de Angola. Obra composta por três narrativas, foi um sucesso de vendas na época. A presente edição foi publicada em 1944, no mesmo ano da 1.ª edição.
"Este livro encerra pedaços de vida, jorros de sangue, imagens de uma juventude morta.
Escrevi-o debruçado para a minha alma, povoada de duendes saüdosos, cheia de labirintos negros e de paisagens ricas de Sol, esquecido, por momentos, da nostalgia que me deprime, da morna existência que me quebranta.
Pregunto a mim próprio se fui quem viveu essas páginas de perigo e de febre, êsses lances em que o sangue moço cachoava, impaciente, gerando audácias irreflectidas."
(excerto da introdução, Pórtico)
Narrativas:
- Vida, paixão e fim de André da Silva - o «Falta d'Ar».
- Sangue na planura.
- Seis horas de angústia.
Ferreira da Costa (1907-1974). Jornalista e repórter português. Aos 17 anos, entrou como redactor no jornal A Tarde, de Lisboa. Fez parte das redacções de outros jornais diários e, em 1928, seguiu para África. No regresso entrou para O Século, onde conquistou, mercê da sua actividade infatigável e das suas excepcionais qualidades, uma posição de justo relevo. Publicou importantes obras de literatura colonial, donde se destacam «Na Pista do Marfim e da Morte» e «Pedra do Feitiço».
Meia-encadernação com lombada e cantos em pele, com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Ténues sombreados de humidade em algumas páginas do livro. Pequenas esfoladelas nas pastas. Assinatura de posse na f. anterrosto.
Invulgar e muito apreciado.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário