27 dezembro, 2014

CENTENO, Tomaz Augusto - ASPECTOS DO PROBLEMA BACALHOEIRO (conferência). Prefácio do Sr. Prof. Dr. Abreu Lopes. Lisboa, Editorial de Marinha, 1940. In-8.º (18 cm) de XV, [1], 74 p. ; B.
1.ª edição.
Interessante conferência sobre a pesca do bacalhau.
"E dormem bem nas banquetas, rijas às vezes como o fundo dum dóri, porque os corpos, moídos pelo trabalho infindável, monótono, arriscado, em mar que se encapela e revolta com as ventanias, andam fatigadíssimos e pedem repouso.
Partidos do pôrto de armamento, já com o verão a querer começar, muito tarde para ser possível aproveitas tôda a estação favorável, há mais de cinco meses que por lá andam os pescadores, perdidos na bruma das cerrações, enregelados pelos nevoeiros, encarquilhados pelo frio intenso do ar e da água que lhes greta as mãos, na árdua safra da pesca.
Às vezes, quando o nevoeiro é mais cerrado, a ponto de se não ver o comprimento dum dóri adiante do nariz, a barulheira no mar torna-se infernal.
Do seio do invisível saiem sons irritantes de sereias, sinetas e buzinas, a advertir quem passa que ali anda gente a labutar, a dizer a quem labuta que vai passando gente com a pressa nervosa da vida contemporânea.
Se calha ser vapor que lá vem às suas muitas milhas por hora, nem houve nem repara nos insignificantes. Segue avante..."
(Excerto do Cap. 16, Da vida do pescador e seus perigos)
Índice
:
Quadro histórico
1 - As pescarias antes do início das Descobertas. 2 - O tratado de 1353 com a Inglaterra. 3 - Descoberta e colonização da Terra Nova. Início da pesca do bacalhau. 4 - Decadência da pesca do bacalhau. 5 - Um exemplo de proteção do estrangeiro. 6 - A Companhia de Pescarias Lisbonense. 7 - O comércio do bacalhau no 3.º quartel do século passado. 8 - Ressurgimento. A casa Bensaúde.
A pesca e quem na pratica 
9 - O peixe e seu habitat. 10 - O termómetro de profundidade. 11 - Como se pesca o bacalhau. O dóri. 12 - Pesca à linha de mão. 13 - O aparêlho ou «trolley». 14 - A zagaia. 15 - Escala e salga. 16 - Da vida do pescador e seus perigos. 17 - Psicologia do pescador.
A assistência 
18 - O navio apoio e a sua influência moral - O Gil Eanes!... 19 - Necessidade de assistência prestada pelo navio-apoio. 20 - Iscos empregados pelos pescadores portugueses.
A seca do peixe
21 - A seca natural. Armazéns. 22 - O caso dum «Portuguese Shore» na Terra Nova. 23 - A seca artificial. 24 - Das doenças do bacalhau.
Economia actual da indústria
25 - Antes de 1934. 26 - Causas do mau estado da indústria. 27 - Resultados benéficos da disciplina no comércio. 28 - Limites à produção. 29 - A frota necessária. 30 - A frota deveria construir-se em Portugal. 31 - Resultados económico-financeiros da política de auto-suficiência.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas ligeiramente oxidadas. Selo de biblioteca na lombada.
Invulgar e muito apreciado.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário