11 dezembro, 2014

SCHWALBACH, Eduardo - À LAREIRA DO PASSADO : memórias. 2.º milhar. Lisboa, Edição do Autor, 1944. In-4º (22,5cm) de 397, [3] p. ; [7] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com 7 gravuras em folhas separadas do texto: retratos do autor, o "duelo Schwalbach-Abel Botelho", visto por Rafael Bordalo Pinheiro, uma caricatura da autoria de Amarelhe e outra de Albuquerque, e um retrato equestre de D. Carlos I ("que Sua Magestade nunca tirou").
Memórias do autor. Escritos transversais aos grandes períodos da sua época: Na Parte I, discorre sobre a Monarquia Constitucional, a República e o Estado Novo. São páginas de jornalismo, onde o autor aborda o status político, e o Teatro, tema que lhe é caro. Na II Parte - «Ouro Antigo», faz o elogio público de algumas personalidades da vida pública portuguesa, onde se destacam, entre outros, Rafael Bordalo Pinheiro, Carlos Malheiro Dias, Lopes de Mendonça, Gervásio Lobato, etc.
"Salvo excepções indispensáveis para marcar épocas, razões de ser e estados de espíritos, nestas Memórias apenas me ocuparei do que fiz, vi e ouvi directamente; tudo mais está dito e redito, escrito e discutido. Não se admirem, pois, de que passe em claro factos notáveis mas em que não tomei parte, a que não assisti e de que não tive comunicação directa. E não receiem a escassez: o que fiz, vi e ouvi, o que só comigo se passou dá para centenas de páginas."
(excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas sujas com pequeno defeitos.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário