17 dezembro, 2014

ALMEIDA, Fialho d’ – PASQUINADAS. (Jornal d’um vagabundo). Porto, Livraria Civilisação, [1890]. In-8º (19cm) de 384 p. ; il. ; E.
1ª edição. 
Ilustrada com bonitos desenhos a assinalar o final de cada narrativa.
Conjunto de crónicas corrosivas, bem ao jeito do autor, tendo como pano de fundo a cidade de Lisboa.
"Subo a rua Nova do Almada um tanto aborrecido - acabo de pagar uma enorme conta no livreiro, e de ser apresentado ao orador que eu mais detesto, depois de cornetim. O dia é pardo, nuvens no alto, o vento a erguer da rua redemoinhos d'um pó corrosivo á pelle; e com um milhão de diabos! não tenho hoje visto senão raparigas barbudas nos asphaltos!
Estas pecuinhas todas irritam-me: e como o Ferin não tem novidades, enfio pela especie de saguão estreito, que a camara municipal convencionou chamar o largo da Boa-Hora. Á esquerda ha uma rampa bordada de vadios e mulheres publicas, nos dias d'audiencia: um sumidouro publico no centro: carros das obras publicas a um canto: do lado direito, uma sentina publica com letreiro por cima - e emfim, como panno de fundo a todo este scenario publico de caserna e d'alcouce, ahi temos o maravilhoso Palacio da Justiça de Lisboa!"
(excerto da cronica A Boa-Hora comica)
Crónicas:
- A Boa-Hora comica. - As photographias. - Camillo. - Os duellos. - Amadores de Musica. - O Theatro. - A Batalha das flores [O Carnaval]. - Concurso de Pintura histórica [Concurso pintura com o tema: Vasco da Gama, partindo para a India]. - Lisboa monumental [Estudo ficcional da capital]. - A chegada de Sua Magestade [D. Luís I]. - O Conselheiro Viale. - Religião e Toilette. - Sarah Bernhardt [em Lisboa]. - O Exercito [análise e comentários ao polémico livro do coronel Mesquita de Carvalho – A Verdadeira situação militar de Portugal]. - Attentados ao pudor [prostituição infantil]. - Rosas. - Charles Monselet [cronista e humorista francês]. - Bezerro d’oiro [sobre o drama em cinco actos de Santa Rita rejeitado pelos actores do D. Maria]. - Os Jornalistas. - Alguns Livros. - Decadencia [crítica ao ambiente literário português]. - Os Maias [crítica mordaz à obra de Eça de Queirós]. - Os evocadores de phantasmas. - Os pornographicos [sobre o jornalismo sensacionalista]. - Praias e thermas. - No Bussaco. - O Turf-Club [associação de gentis-homens mais ou menos authenticos, e d’elegantes filhos-familias mais ou menos ricos…]. - Tres aspectos [Lisboa fraca – a educação física; Lisboa porca – a cólera; Lisboa fruste – “O Reino das Mulheres”]. - Os pregões. - O Infante D. Augusto. - Fim d’anno.
José Valentim Fialho de Almeida (1857-1911). "Foi um médico e escritor português. Formou-se em medicina, mas nunca exerceu, preferindo a boémia da noite lisboeta. Dedicou-se à literatura e ao jornalismo até 1893, data em que deixou Lisboa para regressar à sua terra natal - Vila de Frades. O seu estilo literário foi irregular, pautado pelo Naturalismo, procurando as sensações fortes da "vida real". Os seus temas foram principalmente a cidade e o campo. Fialho de Almeida ficou conhecido como um escritor bilioso e colérico, carregado de ressentimentos para com a vida."
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Discreta assinatura de posse na f. rosto. Capas oxidadas. 
Invulgar e muito apreciado.
Com interesse olisiponense, camiliano e queiroziano.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário