10 dezembro, 2014

BEÇA, General Adriano - LIÇÕES DA GRANDE GUERRA. Lisboa, Tip da Emprêsa Diario de Noticias, 1922. In-4º (23cm) de 288, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Importante obra sobre a Grande Guerra. O rescaldo do conflito, em termos tecnológicos, estratégicos e humanos.
Dedicada "aos ilustres comandantes do C. E. P. em França, Ex.mos Srs. Generais Fernando Tamagnini de Abreu e Silva e Tomás Antonio Garcia Rosado.
Matérias:
I - A evolução na arte da guerra; progresso no material de guerra; sistemas novos de fortificação; a quimica multiplicando os meios de combate; caracter da luta nas trincheiras; as formas essenciaes da guerra; a ofensiva e a defensiva.
II - Os novos inventos da guerra; sua acção nas operações militares. A aeronautica militar; a quinta arma dos exercitos; o grande futuro da aeronautica em variadas manifestações da actividade humana. A tatica do combate aereo na sua infancia.
III - O automobilismo nas operações militares; a sua influencia como meio de acção estrategica e importante factor tatico no campo de batalha; a sua intervenção na batalha do Marne, na campanha da Gallicia em 1915, na defesa de Verdun em 1916 e na campanha da Romania. Os modernos carros de assalto.
IV - Idêa geral sobre a artelharia dos principaes exercitos beligerantes. Tendencias para uma nova classificação do material de artelharia. Idêa geral sobre o emprego dos canhões de pequeno e grande calibre no campo de batalha.
V - As metralhadoras; espingardas metrealhadoras e espingardas automaticas e seu aumento progressivo nos exercitos beligerantes. A multiplicidade das aplicações da metralhadora nas operações de guerra, facilitada pela tracção mecanica, aumenta o gráu da sua acentuada importancia. Recrutamento do pessoal metralhador.
VI - A Infantaria - As exigencias do combate modernos alterando a constituição organica das suas unidades; os dispositivos de combate. Breves considerações sobre o dispositivo do C. E. P., em Flandres.
VII - A Cvalaria - Tendencias para uma nova orientação dos seus processos taticos. A transformação da cavalaria francesa.
VIII - A Engenharia - O restabelecimento das comunicações militares - Progressos da fortificação - As tropas de caminhos de ferro.
IX - Os serviços auxiliares - O serviço de subsistencias - Reabastecimento de munições - Os serviços sanitarios.
X - A batalha - As doutrinas da ofensiva alemã - Caracteristicas da batalha de ruptura; suas fases. A acção ofensiva das grandes unidades na batalha, segundo a Instrução francesa de 1917. Os diversos escalões de ataque. Acções defensivas das grandes unidades na batalha - O escalonamento em profundidade.
Adriano Acácio de Madureira Beça (1857-1923). "Oficial do exército e publicista, nasceu em Vinhais em 18 de Novembro de 1857 e morreu em 1 de Novembro de 1923. Foi dos oficiais mais distintos do nosso Exército, na arma de Engenharia, onde atingiu o posto de general. Exerceu numerosas comissões militares, tendo sido chefe da l.a secção do Comando Geral de Infantaria, secretário da Comissão de Aperfeiçoamento da Arma de Infantaria e secretário da Escola do Exército, chefe da 2.ª Repartição da 1.ª Direcção Geral da Secretaria da Guerra, vogal do Supremo Tribunal Militar, etc., mas a sua acção fez se principalmente sentir quando, em 1906, assumiu o cargo de chefe de gabinete do então ministro da Guerra Vasconcelos Porto, colaborando com ele directamente nas suas importantes reformas militares. Em 1917 foi convidado pelo Dr. Sidónio Pais para comandar o Corpo Expedicionário Português em França. Fora na legislatura de 1906-1907 deputado pelo círculo de Bragança. Foi distinto escritor militar de numerosas obras da sua especialidade tais como: Formações Novas (1895), obra cujos processos tácticos foram adoptados não só pelo exército português mas ainda pelos exército alemão, austríaco e espanhol antes da Grande Guerra: A Evolução de Táctica de Infantaria, que obteve o 1.° prémio num concurso aberto pela Revista de Infantaria em 1911 e que foi traduzida nesse mesmo ano para inglês pelo capt. A. F. Custance, sob o titulo A Study of the Development of Infantry Tactics; O Oficial nos Exércitos modernos (a sua preparação e a sua missão educadora), obra premiada pelo Ministério da Guerra; Lições de Grande Guerra; O General Silveira A sua acção militar na Guerra da Península, etc. Foi condecorado com a medalha de ouro de comportamento exemplar, a grã cruz da Ordem Militar de Aviz e o oficialato de Sant'Iago da Espada."
(in http://www.dodouropress.pt/)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário