18 dezembro, 2014

A VITÓRIA DA VERDADE. [S.l.], [s.n. - imp. Imprensa Barreiro, Lisboa], [1941]. In-8º (21,5cm) de 59, [1] p. ; [16] p. il. ; B.
1.ª edição.
Propaganda nazi. Importante pela oportunidade de apreciar a guerra sob o ponto de vista da propaganda; a informação e contra-informação, quase diária, durante as campanhas de ocupação alemãs.
Descrição por ordem cronológica dos acontecimentos bélicos, desde a Campanha da Polónia, em 2 de Setembro de 1939, até à ocupação da Grécia, pelas forças alemãs, em 2 de Maio de 1941. O texto, a duas colunas, pretende comparar a versão alemã desses acontecimentos, através dos comunicados do Alto Comando das Forças Alemãs, em oposição à versão dos factos relatados pelos Aliados, transmitido no Noticiário do estrangeiro.
Brochura ilustrada com fotografias que testemunham o avanço das tropas alemãs, impressas sobre papel couché em folhas separadas do texto.
"O inglês foi expulso da Europa.
Dos quatro pontos cardiais a Inglaterra tentou ameaçar a Alemanha, o país central da Europa. Quatro garras da águia alemã, a oeste, norte, este e sul, umas após as outras, arrazaram os bastiões, perante os quais a Alemanha deveria ser aniquilada. Quatro guerras-relâmpago, e a Alemanha viu-se livre de tôda a ameaça inglesa por terra e a Europa livre da intromissão britânica.
A Europa tem agora o campo liberto para organizar uma nova ordem segundo as suas próprias concepções.
Mas também são bem definidas as experiências que ela teve com os ingleses desde Stembro de 1939 a 1941, e devem ficar gravadas como um património europeu na consciência co continente."
(excerto do prefácio)

"O Alto Comando das Fôrças Alemãs comunicou:
2 de Maio [de 1941]
Na Grécia, formações do exército alemão acabaram a ocupação do Peloponeso. No continente grego já se não encontra nenhum combatente britânico.
Noticiário do estrangeiro:
2 de Maio [de 1941]
Rádio Londres - Nós, os ingleses, fomos sempre hábeis na retirada. Nós conseguimos a vitória final começando com retiradas. Mas em tôda a nossa História, não efectuámos retirada alguma melhor do que a da Grécia. Por ele provocámos a admiração do mundo e o pasmo das alemães."
(últimos comunicados)
Matérias:
1939 : A Campanha da Polónia.
1940 : A Campanha da Noruega.
1940 : A Campanha da França.
1941 : A Campanha nos Balcãs.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito curioso.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário