16 dezembro, 2014

COSTA, Helder - HISTÓRIAS DE FIDALGOTES E ALCOVITEIRAS, PASTORES E JUDEUS, MAREANTES E OUTROS TRATANTES SEM ESQUECER SUAS MULHERES E AMANTES : de... sobre textos de Gil Vicente e Angelo Beolco, o Ruzante. Lisboa, Helder Costa e «Vozes na Luta» - Cooperativa de Acção Cultural, SCARL, [1977]. In-8º (21cm) de 102, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrado com fotografias a p.b. impressas sobre folhas de papel couché.
"Qual é o interesse de ir «desenterrar» textos do século XVI?
Que capacidade de intervenção social ou política terão textos de há 500 anos sobre a nossa realidade actual?
A resposta a estas dúvidas, toma como ponto de partida a noção essencial de a História da Humanidade não constituir senão um testemunho da luta que desde há séculos se trava entre exploradores e explorados, entre a ciência e o obscurantismo, entre o progresso e a reacção."
(excerto da introdução, Algumas questões prévias)
Helder Costa (1939-). "Autor dramático, nascido em 1939, em Grândola, regressou a Portugal em 1974, depois de ter vivido exilado durante alguns anos em Paris. Associado, desde 1976, ao grupo A Barraca, para o qual escreveu vários textos teatrais, colaborou com Luiz Francisco Rebello e Luís de Lima na versão portuguesa de Liberdade, Liberdade (de Milor Fernandes e Flávio Rangel). A sua obra inclui peças baseadas em textos de autores portugueses quinhentistas e contemporâneos, como Histórias de fidalgotes e alcoviteiras, pastores e judeus, mareantes e outros tratantes sem esquecer suas mulheres e amantes, espetáculo teatral obtido pelo cruzamento de textos de Gil Vicente e Ruzante; Um Homem é um Homem, baseado no percurso biográfico de Damião de Góis; ou a dramatização composta a partir da obra de António Aleixo, "António Aleixo - este livro que vos deixo"; várias peças em um ato e sketches; e as peças originais A Camisa Vermelha, D. João VI, Zé do Telhado e A Viagem."
(in infopedia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário