15 junho, 2013

MARIA, Padre Francisco de S. – SERMOENS // DO PADRE // FRANCISCO DE S. MARIA // CONIGO DA SAGRADA CONGREGAÇAM DE S. JOAM // Evangelista, Cronista gèral da mesma Congregaçaõ, Mestre // jubilado na sagrada Theologia, & Qualifica- // dor do Santo Officio. // I. PARTE. // DEDICADA // Ao muito Alto, & muito Poderoso Rey // DOM PEDRO II. // NOSSO SENHOR // LISBOA. // Com todas as licenças necessárias. //Na Officina de MANOEL LOPES FERREIRA // Anno M. DC. LXXXXIX. // E à sua custa impressa. In-8º (20cm) de [8], 382 p. ; E.
Ilustrado com vinhetas tipográficas e florões.
Este é o I de V tomos publicados entre 1869 (o presente) e 1738.
“SENHOR.
Ponho aos Reas pés de V. Magestade, este Primeira Parte dos meus Sermões, esperando, que serà recebida nos braços da clemencia igualmente benefica, & soberana, com que V. Magestade, como Planeta dominante, & Senhor, naõ dos anos, mas dos animos, que he mais, impera nos corações de seus Vassallos. A qual julgo, para com estes Sermões taõ propicia, & taõ certa, quanto sey que foy singular a attençaõ, & notorio o agrado, com que V. Magestade se dignou de ouvir os que prèguei em sua Real presença.
(excerto da dedicatória)
Sermões que constam deste tomo:
1. Da Conceiçaõ da Virgem Santissima. 2. De Santo Antonio de Padua. 3. Do deseggravo do Santissimo Scacramento. 4. Da Ascensaõ de Christo Senhor nosso. 5. De Santa Clara. 6. De Quarta feira de Cinza. 7. Das Saudades da Virgem Santissima. 8. Da terceira Dominga do Advento. 9. De Saõ Joaõ Evangelista. 10. Da terceira Quarta feira da Quaresma. 11. Do Santissimo Sacramento. 12. Da Lagrymas de Saõ Pedro. 13. De Nossa Senhora a Grande. 14. De Nossa Senhora do Valle. 15. De Santa Theresa de Iesu. 16. Primeira tarde da Quaresma. 17. Segunda tarde. 18. Terceira tarde. 19. Quarta tarde. 20. Quinta tarde.
P. Francisco de Sancta Maria, Conego secular da Congregação de S. João Evangelista, Doutor em Theologia pela Universidade de Coimbra, Reitor da Casa de Sancto Eloy, e Geral da mesma Congregação, Provedor do Hospital Real das Caldas da Rainha, etc. Diz se que rejeitára o bispado de Macau, para o qual elrei D. Pedro II quiz nomeal o em 1692. N. em Lisboa a 11 de Dezembro de 1653, e m. na mesma cidade a 13 de Novembro de 1713. Para a sua biographia vej. o Elogio que á sua memoria dedicou Manuel da Cunha de Andrade, impresso em 1739, e os Estudos biographicos de Canaes a pag. 234. Ha na Bibl. Nacional dous retratos seus. E. 1429) (C) O Céo aberto na terra. Historia das sagradas Congregações dos Conegos Seculares de S. Jorge em Alga de Veneza, e de S. João Evangelista em Portugal. Lisboa, por Manuel Lopes Ferreira 1697. fol. gr. de XXIV 1146 pag. Bella edição, ornada com um elegante frontispicio gravado a buril. Além da chronica da ordem contém especies diversas, e entre estas a serie chronologica dos reis de Portugal, com o resumo da vida e feitos de cada um d'elles. O preço d'este livro era ha tempos de 1:600 a 1:800 réis, e este ultimo paguei eu pelo exemplar que possuo. Actualmente consta me que algum se vendêra por 2:400 réis.” (Inocêncio II, 462).
Encadernação coeva inteira de pergaminho com título na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capa posterior apresenta defeitos. Mancha de humidade desvanecida no canto inferior dto, transversal a toda a obra.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário