16 junho, 2013

LIGA DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA. Catálogo do Museu. Referido a 15 de Maio de 1958. 4ª edição. Lisboa, [s.n. – Composto e Impresso na L. C. G. G.], 1958. In-8º (21cm) de XI, [1], 161, [3] p. ; [2] f. il. ; B.
“Sendo a presente edição publicada quarenta anos depois da batalha de La Lys e da assinatura do Armistício que pôs termo à Grande Guerra, parece-nos oportuno ilustrá-la com algumas, muito breves considerações, acerca daqueles dois acontecimentos da agitada história dos nossos dias. […]
Importa esclarecer que, contra o sector português, guarnecido apenas por uma Divisão cansada e desfalcada em efectivos, simbolicamente reforçada por elementos de uma outra, lançaram os alemães oito Divisões convenientemente preparadas e frescas, com o apoio da poderosíssima artilharia.
Que esse sucesso esteve aquem do que seria de esperar, revela-o o seu próprio artífice, o insuspeito General Ludendorff, em «Souvenirs de Guerre», ao referir-se à lentidão do avanço, especialmente depois das três primeiras horas do ataque – porque, diz – mesmo na primeira posição, esmagada por uma verdadeira tempestade de fogo, algumas resistências, embora fragmentárias, retardaram a progressão alemã. […]
No dia 11 de Novembro – sete meses depois do «9 de Abril» ou de «La Lys» - quando o Armistício foi assinado na floresta de Compiègne, Soldados Portugueses de infantaria, de artilharia e de outras armas e serviços, continuavam nos seus postos de combate, nos campos de batalha da Europa, ombreando em valor, lealdade e mérito, com os seus camaradas presentes no Mar, em Angola e em Moçambique.
Nesta edição, que é a quarta, fizeram-se correcções e ajustes que facilitam um entendimento melhor do significado de uma qualquer peça de maior valia histórica. Por vezes, até, da referência curta, da fugitiva alusão a uma data, ou da citação dum nome, poderá agora colher-se o fio que rapidamente nos conduzirá ao contacto com determinado acontecimento, e nos levará, seguidamente a um melhor conhecimento dele, do teatro em que se desenrolou, e dos homens que o ilustraram e lhe deram relevo destacando-o dos múltiplos dramas que foram reservados à nossa geração.”
(excerto da introdução)
Exemplar brochado com significativos sinais de humidade, sobretudo nas capas.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário