08 junho, 2013

O VERDADEIRO // PRÉGADOR // NO SECULO XVIII. // REFERINDO // OS PROGRESSOS, DECADENCIAS E // Restauraçoens, que tem tido a Oratoria // sagrada, desde o principio do Mun- // do até ao prezente. // E REPROVANDO // O Systema, adoptado por alguns dos Pré- // gadores, mais modernos: // PROPOEM ULTIMAMENTE // Em differentes Sermoens, differentes no- // dellos da Eloquencia Evangelica. // PORTO: // NA OFFINA DE JOAÕ AGATHON, // Anno de 1798. // Com Licença de Mesa do Desembargo do Paço. In-8º (19cm) de [6], 156, [2] p. ; E.
1ª (e única) edição publicada.
Raro e muito curioso estudo publicado sob anonimato. O autor condena o uso da oratória “rendilhada”. Aprecia e elogia Fr. Manuel da Epifânia (autor do Verdadeiro Método de Pregar, 1759).
“Distinguir o Verdadeiro Prégador n’hum seculo taõ critico, e taõ abundante deles, como he o nosso: parece, ou temeridade; ou prezumpçaõ. Naõ he nada disto. O deploravel estado, a que vai caminhando este honroso Ministerio, excita espiritos zelosos: naõ convida coraçoens, nem temerarios; nem presumidos. Ha muitos Prégadores, he verdade: porém sendo muitos os chamados, saõ poucos os escolhidos. Dividamos a soma total destes Obreiros Evangelicos. Separemos os dignos dos indignos, e os primeiros sirvaõ de exemplares aos segundos. Mas que ha de fazer esta divizaõ? E depois della feita, que ha de separar os bons dos maos? Leaõ-se os Capitulos desta obra: pezem-se na balança da razaõ, e o sentido intimo do Leitor desapaixonado poderá decedir o problema.”
(excerto da introdução)
“Correo por bastantes anos este geral aplauso [a um famoso pregador da época, “modelo da Eloquencia”], sem que eu podesse ouvir o Prégador, até que finalmente se me offereceo huma occasiaõ, que logo aproveitei. O Sermaõ era de hum santo martyr. Subio ao pulpito o novo mestre da Oratoria. Eu logo desconfiei quando o vi de cabeleira muito penteada, roquete finíssimo, e estola bordada de ouro, &c.: mas naõ me quis parecer com aquelles, que reprovaõ os livros sem os lerem; a pezar de conhecer o caracter da carta pelo caracter do sobrescrito, sempre quis ouvir o Sermaõ. Naõ me lembro se o Prégador tomou thema, lembro-me que principiou o seu exordio por estas, ou similhantes palavras: O navegante aflicto, vendo soprar desconcertadamente os ventos; sentindo gemer o curvo lenho, combatido por todos os lados de crespas, e encapelladas ondas…
Fiquei taõ atordoado ouvindo similhante bateria, que naõ me lembra mais nada do tal exordio. Parece-me, que lhe ouvi dizer ao determinar-se para entrar no discurso, que tinha já a imaginação escaldada; e que, por isso mesmo, tomava a palheta, e os pinceis, e principiava a traçar o painel. E com efeito principiou a traçar o painel, e tambem me naõ lembro como elle fez isto: só me recordo apenas da pintura, que fez das feras, a quem foi lançado o Santo. Pouco mais ou menos deste calibre: Hum esfaimado leaõ, sentilando fogo nos olhos, açoitando os flancos com a propria cauda, escavando na terra, sacudindo a crespa gadelha se lançou á inocente victima.
Finalmente acabou-se o Sermaõ, e eu fiquei tal, que nem podia responder a milhares de apaixonados, que me perguntavaõ; o que me tinha parecido aquella Oraçaõ? Agora, que já estou mais senhor meu, sempre digo: que o tal Prégador, (sem offensa a sua crespa gadelha) sabia tanto da Eloquencia sagrada, como sabia outro de titulos de livros, que querendo imprimir os seus Sermoens no anno de 1694 os inculcou com este.
Pancarpia, ou Capella Florida matizada, e odorifera tecida com 18 Sermoens diferentes; e intitulados Guarnecida com flores Panegiricas, Moraes, e Metaphoricas, dedicadas ao Taumaturgo Lusitano S. Antonio para diadema fragante de seus inclitos meritos.
(excerto do texto)
Encadernação inteira de pele com rótulo e ferros a ouro gravados na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
A última página apresenta gralha na numeração (159) ao invés de 156.
Raro.
90€

Sem comentários:

Enviar um comentário