26 junho, 2013

DIPLOMACIA & GUERRA. Política Externa e Política de Defesa em Portugal do final da Monarquia ao Marcelismo. Actas do I Ciclo de Conferências. Fernando Martins (Ed.). Lisboa, Edições Colibri : Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, 2001. In-8º grd. (23cm) de 282, [2] p. ; [16] p. ; B. Colecção: Biblioteca-Estudos & Colóquios, 1
Tiragem: 1 000 exemplares.
Ilustrada em separado com fotografias a p.b. de alguns momentos históricos da Nação.
"... Convém começar por dizer que o conjunto de textos que dá forma a este livro, ao procurar tratar aquilo que poderíamos designar como o papel dos militares e dos diplomatas na história portuguesa num intervalo cronológico que se estendo do Ultimato à queda do governo e do regime chefiados por Marcelo Caetano, reconhece que, tanto sob o ponto de vista português como internacional, foram as guerras - internas ou externas - e a diplomacia os factores essenciais no exercício do poder. Reconhece-se, por outo lado, ter sido o Estado-Nação a uniadade privilegiada para a análise e síntese históricas."
(excerto da apresentação)
Matérias:
- Apresentação (Fernando Martins). - Os Militares e a Política entre o Ultimato e a República (José Miguel Sardica). - A Política Externa: do Ultimato à República (Fernando Costa). - A Política Externa e a Política de Defesa: do 5 de Outubro ao Sidonismo (Alice Samara). - Política Externa e Política de Defesa: do Sidonismo à Ditadura Militar (Luís Farinha). Do Reconhecimento Internacional da Ditadura Militar ao Estado Novo - pontos de reflexão para o estudo da Política Externa de 1926 a 1933 (Susana Martins). - A Política Concordatária de Pio XI e Pio XII: As Concordatas Italianas, Portuguesa e Espanhola (Rita Almeida de Carvalho). - Uma Revolução Tranquila? Da Política Externa da Guerra Civil de Espanha ao Pacto do Atlântico (Fernando Martins). - Do Plano Marshall ao Acordo com a CEE (Francisco Castro). - A 'Solidão' na Política Externa Portuguesa no Início da Década de 60: O Caso dos Estados Unidos (Luís Nuno Rodrigues). - Os Militares e a Política no Estado Novo (Telmo Faria). - A Política Externa do Marcelismo: A Questão Africana (Pedro Oliveira). - Resumos. - Abstracts. - Biografias.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário