05 junho, 2013

RAIMUNDO, Domingos de Mendonça – CENTRO CULTURAL DE BELÉM : aspectos significativos da construção. Lisboa, Centro Cultural de Belém : Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, S. A., 1994. In-4º (25cm) de [8], 90, [6] p. ; [44] p. il. ; B.
Fotografia de Francisco Leite Pinto e José Alexandre Inácio.
Orientação artística e gráfica de João Paulo de Abreu e Lima.
Tiragem: 500 exemplares.
Muito ilustrado em separado com fotografias a cores das diversas fases da obra.
Documento da maior relevância para o conhecimento técnico das diversas variáveis e fases de construção do CCB - Centro Cultural de Belém.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor, Domingos de Mendonça Raimundo, Engenheiro-Residente da obra.
“O Centro Cultural e Belém é a expressão visível e concreta da vontade, assumida a nível decisório, de conferir aos espaços que se estendem entre dois magníficos monumentos, classificados património mundial e dos mais evocativos da grandes feitos da nossa História – O Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém – a dignidade imposta pela sua importância histórica e arquitectónica.
Esta realização consubstanciou ainda o aparecimento de novas estruturas culturais, atinentes à prática dos mais prestigiados tipos de espectáculos – teatro, ópera, bailado, concertos – e à mostra das mais valiosas peças do património cultural e artístico mediante exposições temporárias ou permanentes. Criou ainda espaços vocacionados e equipados para todo o tipo de reuniões, congressos, conferências culturais, técnicas, científicas em local prestigiado, propiciador do ambiente adequado a tais realizações.
Transitoriamente, permitiu ainda a instalação de todos os serviços e das áreas requeridas pela realização da presidência portuguesa das Comunidades Europeias.”
(excerto da introdução)
Matérias:
Descrição Sumária do Projecto
- Módulo 1. - Módulo 2. - Módulo 3.
A Gestão da Obra
- Planeamento e controlo do progresso. - Seguimento e fiscalização da obra. – Concursos/Aprovisionamentos. – Controlo de custos.
A Gestão do Projecto
- O Protocolo para Gestão e acompanhamento do projecto. – Assistência Técnica do Projecto à Obra (ATP). – A gestão dos projectos da área de Electricidade e afins. – O Núcleo Integrado para o Desenvolvimento Coordenado dos Projectos.
O Planeamento
- Organização Estrutural. – O Planeamento geral. – O programa integrado. – O controlo do progresso. – A coordenação Geral em obra. – A gestão técnica e o controlo de qualidade.
O Controlo de Qualidade
- Os betões. – As estruturas metálicas. – Os ensaios sónicos das estacas de fundação. A recepção dos materiais.
A Execução da Obra
- Trabalhos preparatórios. – Fundações. – Estruturas e Alvenarias. – Acabamentos e vãos interiores, impermeabilizações e revestimentos em terraços e pavimentos exteriores. – Fornecimento e assentamento de pedra em paramentos exteriores.
Espaços Cénicos
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário