11 junho, 2013

SEQUEIRA, Mont'Alverne de - HYPNOTISMO E SUGGESTÃO. Dissertação inaugural. Apresentada e defendida perante a Escola Medico-Cirurgica de Lisboa. Por... Julho de 1888. Lisboa, Adolpho, Modesto & C.ª - Impressores, 1888. In-8.º (22cm) de [18], 266, [6] p. ; [5] f. il. ; il. ; E.
1.ª edição.
Tese de licenciatura do autor. Trabalho pioneiro em Portugal, não escapou à polémica nos meios médicos.
Obra ilustrada com desenhos no texto e fototipias em separado.
"Hoje o hypnotismo é um assumpto palpitante, o que justifica o desejo de o querermos saborear, já que nos falta a competencia para o esclarecer.
Quando reconhecemos que elle era superior ás forças do nosso folego scientifico era tarde para retroceder. Avançando, cumprimos um preceito, que nos é imposto por uma lei absurda e iniqua.
Este trabalho, que é apenas um esboço de estudo, está eivado de defeitos, filhos da incompetencia do auctor, da falta de um guia, que o encaminhasse nas observações, e da precipitação com que são sempre manufacturadas as dissertações inauguraes."
(Excerto da introdução)
Gil Montalverne de Sequeira (1859-1931). “Foi um dos mais influentes paladinos do Primeiro Movimento Autonómico dos Açores, do qual resultou a primeira autonomia dos Açores em 1895. Médico e político, desempenhou diversos cargos, entre os quais o de director das Termas das Furnas, reitor do Liceu de Ponta Delgada, deputado às Cortes e procurador à Junta Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada. Foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa.”
Encadernação em meia de percalina com título e autor gravados na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Apresenta pequenos danos na encadernação; gravuras ligeiramente oxidadas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário