20 junho, 2013

SILVA, Luiz Augusto Rebello da - MEMORIA ACERCA DA VIDA E ESCRIPTOS DE D. FRANCISCO MARTINES DE LA ROSA. Lisboa, Empreza da Historia de Portugal, 1910. In-8º (18,5cm) de 175, [1] p. ; E. Obras Completas de Luiz Augusto Rebello da Silva, Revistas e Methodicamente Coordenadas, XXXV. Estudos Criticos - VI
Biografia de Francisco de Paula Martínez de la Rosa Berdejo Gómez y Arroyo (Granada, 1787-Madrid, 1862), poeta, dramaturgo e político espanhol.
"O tumulo acaba de cerrar-se sobre um dos homens que mais ennobreceram n'este seculo a Hespanha como poeta, historiador, e publicista na imprensa, como estadista nos conselhos da corôa e da nação, e como orador eloquente nas luctas da palavra, em que tantas vezes triumphou."
(excerto do texto)
Luís Augusto Rebelo da Silva (Lisboa, 1822-1871). Foi um prolífico escritor, professor do Curso Superior de Letras (por recusa de Herculano) e homem público (sócio da Academia Real das Ciências desde 1854). Publicou abundantemente sobre Literatura, e fê-lo de acordo com os padrões da sua época: desde a diferença primacial entre Poesia e Prosa até aos géneros dominantes entre o público seu coetâneo (Romance e Teatro), não hesitou em escrever História literária e política enquanto se ocupava dos acontecimentos do quotidiano (estreias, óbitos), sempre atento às adjacências ainda hoje usuais (Jornalismo e Politica). As suas Obras Completas (41 vols., Empreza de História de Portugal, Lisboa), datadas de1909, incluem também um estudo em três volumes sobre a Arcádia Portuguesa, uma Memória biográfica e literária acerca de Manuel Maria Barbosa du Bocage, bem como vários outros trabalhos em que a literatura é fundamental.”
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Rasgão na f. anterrosto (sem perda de papel).
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário