25 junho, 2013

PIMENTEL, Alberto – A PRAÇA NOVA. Porto, «Renascença Portuguesa», 1916. In-8.º (19 cm) de 285, [3] p. ; il. ; B. Biblioteca Histórica da Renascença Portuguesa, II
1.ª edição.
Bonita monografia sobre o Porto, das mais estimadas que o autor publicou sobre a Cidade Invicta.
Ilustrada com bonitos desenhos e fotogravuras, no texto e em separado.
"Muitas praças públicas recortavam o solo da antiga Roma; só uma, porém, foi honorificada com o título pomposo de Forum Romanum.
É que esta praça, tendo sido na sua origem um mercado, como tantas outras, converteu-se num centro de reunião, onde o povo discutia os negócios do estado e as variadas ocorrências da vida romana.
A cidade do Porto também possue uma praça que é, em menor escala, o seu Forum e que oficialmente tem mudado algumas vezes de nome. Contudo, na tradição, continua a ser chamada «Praça Nova», posto que já seja antiga. E tamanha popularidade goza na sua primazia indiscutível, que os dísticos dos carros electricos a designam simplesmente por esta abreviatura gloriosa: Praça."
(Excerto do prefácio)
Indice: Capítulo I – O Berço da Praça Nova. Capítulo II – Da Primeira à Segunda Época Constitucional. Capítulo III – Derrota dos Barraqueiros e dos Miguelistas. Capítulo IV – O «Mentidero» Portuense. Capítulo V – Recordações de um Sábio e outras Pessoas Ilustres. Capítulo VI – De República a República. | Post Scriptum – A nova Avenida – Demolições.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. ante-rosto. Indícios de assinatura safada na capa.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário