24 junho, 2013

SARAIVA, D. Fr. Francisco de São Luís (vulgo Cardeal Saraiva) – REFLEXÕES GERAES ÁCERCA DO INFANTE D. HENRIQUE E DOS DESCOBRIMENTOS DE QUE ELLE FOI AUTOR NO SECULO XV. Lisboa, Na Imprensa Nacional. 1840. In-8º (20cm) de [2], 46, [2] p. ; B.
Opúsculo publicado sem indicação de autor.
“Quem ler com alguma attenção, e com animo imparcial e limpo de baixas preoccupações a historia dos descobrimentos e viagens maritimas emprendidas e executadas pelos Portuguezes desde os principios do seculo 15 com tanta utilidade do mundo civilizado, não poderá deixar de sentir-se possuido de admiração, e quasi assombro, considerando que uma nação pequena, libertada pouco antes da oppressão dos Sarracenos, e das pertenções dos seus vizinhos; destituida de guia e exemplar, que a tivesse precedido na sua carreira; carecida dos muitos meios e methodos, que o tempo, a industria, e o progresso das sciencias tem depois multiplicado; que esta nação, digo, formasse e executasse a vasta, difficil, e arrojada empreza de descobrir tantos mares, terras, e povos até então desconhecidos, de navegar até ás mais apartadas regiões do mundo, e de levar por toda a parte a sua industria, a sua civilização, o seu commercio, as suas armas, e o seu dominio! Mas tanto pode o genio! Um homem de genio, um principe dotado de uma grande alma, e de uma constancia invencivel, bastou para conceber e executar tamanha empresa!
Foi este o immortal infante D. Henrique filho de el-Rei D. João 1.º. A ordem do nascimento não o havia destinado para o throno; os seus meios erão consequentemente limitados, se os comparamos com a grandeza e vastidão do projecto, a que se abalançava…”
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Apresenta alguns cadernos soltos; pequenas falhas de papel no canto inferior dto nas primeiras páginas e alguns sublinhados e notas no texto.
Invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário