22 junho, 2013

MARTINS, Rocha – O PATRIOTA. Novella militar de… Porto, Livraria e Imprensa Civilização, 1925. In-8º (19cm) de 73, [7] p. ; B. Biblioteca Civilização. Colecção de pequenos romances portugueses e estrangeiros
1ª edição.
Novela da Grande Guerra.
“A leitura d’aquela carta impressionara vivamente o soldado. Retivera frases e repeti-as como se as estivesse eternamente soletrando. Soavam-lhe as voses das pessoas ás quaes a mulher se referia nas suas letras duras, contorcidas, pobrinhas. Curtia uma amargura enorme, o Matheus, do 7 d’infantaria, diante da vastidão nevada no regelo do seu vidrado, no espicaçamento agulhado dos flócos. Estava n’um abrigo de terra lamacenta, na observação da amortalhadora treva, a esculcar as trincheiras inimigas. Desciam migalhas branquinhas e gelidas lembrando papelinhos numa chuva entrudesca e impertinente a ao amontoarem-se formavam lombas, encampanulavam a terra de misterio.
A sentinela, meditava amantada no impermeável, a espingarda embaionetada entre os joelhos, o capacete de ferro – egual a um casco medievo – a cobrir-lhe a cabeça atormentada.”
(excerto do Cap. I)
Exemplar em bom estado de conservação. Capa apresenta falha de papel.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário