01 janeiro, 2018

O QUE HA DE SER O MUNDO NO ANNO TRES MIL. Lisboa, Editores - J. M. Corrêa Seabra & T. Quintino Antunes : Emprezarios das Obras do Padre Antonio Vieira, 1859. In-8.º (21,5cm) de X, 308 p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Ilustrações de Vidal Júnior.
Apontado como um dos representantes da proto ficção científica portuguesa, O Que Ha De Ser o Mundo no Anno Tres Mil " é o título de um livro publicado em Lisboa em 1859, cujo autor não declarado é Sebastião José Ribeiro de Sá (1822-1865), jornalista, fidalgo, comendador, e representante oficial do Estado no país e no estrangeiro. Este livro é uma versão adaptada ou imitação, destinada aos leitores portugueses, do livro de Émile Souvestre Le Monde Tel qu’il Sera publicado em Paris no ano de 1846, [se bem que, no prefácio da obra, Sebastião José Ribeiro de Sá revele ter sido, esta, copiada dos Apothegmas - obra setecentista do português Pedro José Supico de Morais]. Considerado um pioneiro da ficção científica, Souvestre antecipou-se a Júlio Verne cerca de 20 anos."
(Fonte: oholoscopio.blogspot.com)

Livro ilustrado com bonitos desenhos "visionários" ao longo do texto.
"Protesta o traductor, imitador, cerzidor deste livro, ou como melhor lhe chamem em linguagem editora, que conformando-se com as leis, decretos, etc. de todas as datas existentes, ou que possam existir, não é sua tenção, que as idêas e palavras, de que nelle em algumas partes faz menção, e soem mal a certos ouvidos, tenham mais credito ou auctoridade que a de simples brinquedos, excepto aquellas que pelas mesmas leis, decretos, etc. estiverem já recebidas e approvadas pelos governos que felizmento nos tem governado, ou possam vir a governar."
(Excerto do preâmbulo, Protestação do ?)
"A historia mais antiga começa no principio do mundo; a mais estendida e continuada acaba nos tempos em que foi escripta. Esta nossa começa no tempo em que se escreve, continúa por toda a duração do mundo, mede os tempos vindouros antes de virem, conta os successos futuros antes de succederem, e descreve feitos heroicos e famosos antes da fama os publicar e de serem feitos.
Ouvirá o mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou."
(Excerto do Ante prólogo)
Encadernação simples da época, cartonada, em meia de percalina. Sem capas de brochura.

Exemplar em estado geral de conservação. Pastas cansadas com falha no canto superior dto. Pelo interesse e raridade, a justificar nova encadernação.
Raro.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário