02 janeiro, 2018

NUNES, José Nogueira - A MORTALIDADE EM PORTUGAL. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina do Pôrto. Março de 1923. Porto, Imprensa Nacional - de Jaime Vasconcelos, 1923. In-8.º (21cm) de 102, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante e pioneiro estudo, histórico e estatístico, sobre a mortalidade em Portugal e suas causas: - as doenças e epidemias que flagelaram o país no início do século XX, bem como as mortes violentas.
Ilustrado com 17 quadros e 4 gráficos no texto.
"As estatísticas nacionais de demografia sanitária, andam bastante atrazadas. Pelo Instituto Central de Higiene estão publicadas as relativas aos anos de 1913 a 1916 e foi, servindo-me delas, que basiei o estudo desta tése, utilisando também os dados globais anteriores.
E na ância de valorisar êste trabalho e algum proveito se poder tirar dêste meu débil, mas prolongado esfôrço, procurei quanto pude, pôr as nossas cifras em confronto com as dos países estrangeiros para melhor comparação, criticando-as às vezes e daixando na maior parte dos casos, os números falarem por si só na sua linguagem muda, mas eloqûente. Foi sempre êste o critério que me orientou na factura desta obra.
E bemdirei mil vezes a hora em que me decidi por êste trabalho se dêle alguma coisa de útil resultar. Apontar no sudário cruel dos números os males de que mais enferma o povo português, é desempenhar um papel útil e humanitário, sobretudo nos dias que vão correndo em que a miséria e a fome campeiam infrenes animados pelo egoísmo, que a tudo e todos avassalou, derruindo sentimentos e ideais os mais nobres e alevantados."
(excerto da introdução)
Matérias:
I - Mortalidade em Portugal (continente) e sua relação com a dos outros países. II - Quotas de mortalidade por idades, sexos e causas. III - Doenças epidémicas. IV - Tuberculose. V - Cancro e tumores malignos. VI - Consequências mortais do puerpério. VII - Mortes violentas e suícidios. VIII - Outras causas de morte e sífilis. IX - Mortalidade infantil. Conclusões.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário