17 janeiro, 2018

LAMAS, Arthur - EM QUE CASA NASCEU SIMÃO BOTELHO? Pôrto, Livraria de Fernando Machado & C.ª, Ltd.ª, 1924. In-8.º (20cm) de 29, [1] p. ; [2] f. il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Curiosa peça camiliana. Trata-se de um ensaio sobre o local de nascimento de Simão Botelho, um dos personagens centrais do romance icónico de Camilo Castelo Branco - «Amor de Perdição».
Ilustrado com a "Vista antiga de uma parte da Freguesia da Ajuda" em duas folhas juntas separadas do texto.
"Simão Botelho, o do Amor de Perdição, nasceu no ano de 1784, em Lisboa, na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda; mas em que ponto? Em que ponto nasceu êste degenerado vulgar que o génio de Camilo màgicamente transformou num desgraçado mártir do Amor cuja sorte horrível milhares de vezes tem feito confranger e arripiar os corações sentimentais dos portugueses? Nalgum casebre humilde onde, de noite, se ouvissem as risadas sinistras das corujas que esvoaçavam pelos claustros dos Jerónimos a agourarem à máe aflita, e cuidadosa, o destino cruel do pequerrucho? Nalguma casa rica que na Primavera fôsse bafejada pelo aroma forte das plantas exóticas do Jardim Botânico? Cá em baixo, na Junqueira? Para os lados do Bom-Sucesso? Nalgum ponto elevado de onde se divisassem, ao longe, os contornos das casas e dos campanários da cidade velha a destacarem-se do azul do ceu, a rendilhada Tôrre de Belem, a praia do Restelo, os montes da Outra-Banda, os campos de Monsanto, e a barra do Tejo com o seu Bugio solitário?"
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas sujas, com pequenos rasgões (sem perda de papel).
Invulgar.
Com interesse camilano.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário