28 janeiro, 2018

CHRISTO, Homem - NOTAS DA MINHA VIDA E DO MEU TEMPO. Lisboa, Livraria Editora Guimarães & C.ª, [193-]. 7 vols in-8.º (19cm) de  224 p. ; E., (I), 207 p. ; E, (II), 280 p. ; E. (III), 231 p. ; E. (IV), 244 p. ; E. (V), 216 p. ; B. (VI), 314 p. ; E. (VII)
1.ª edição.
Memórias de Francisco Homem Cristo, figura ímpar da República. Com interesse para a compreensão da história política portuguesa durante o período a que diz respeito o conjunto da obra - da sua juventude até ao regicídio.
Colecção completa, em 7 volumes.
"Poderia ter escrito só as "Notas da Minha Vida". Preferi escrever as “Notas da Minha Vida e do Meu Tempo”. Há factos passados, muito importantes, de que as gerações novas não têm nenhum conhecimento. Que sabem elas da vida e transformação dos partidos políticos do velho regime? E dos inícios e desenvolvimento do partido republicano? Quási nada ou nada."
(Excerto do Vol. I)
Francisco Manuel Homem Cristo (1860-1943). Foi um militar e político republicano. Foi também professor universitário, escritor e jornalista, panfletário notável e político de relevo nos tempos que precederam a implantação da República Portuguesa. "Fundador do semanário O Povo de Aveiro, em 1882, demite-se então do exército. Fez parte do directório do Partido Republicano. Colaborou na revolta do 31 de janeiro de 1891, sendo então, preso. Opositor de Afonso Costa. Pede a demissão do exército em 1909 e exila-se em Paris. Violento polemista na linha de José Agostinho de Macedo, demolidor da política dos afonsistas, acaba por elogiar Carmona e o Secretariado da Propaganda Nacional. Em 1906 edita Pro Patria, obra de reflexão sobre a paz e a guerra e o militarismo, onde advoga a introdução em Portugal do modelo suíço de serviço militar. Escreve também Banditismo Político, considerado a Torre do Tombo da patifaria nacional. Bibliografia: Pro Patria, 1906; Banditismo Político (1912); Cartas de Longe (2 vols) (1915-1922); Monárquicos e Repúblicanos (1928); Notas da Minha Vida e do meu Tempo (193-)."
(Fonte: www.politipedia.pt)
Todos os livros estão encadernados (contendo a respectiva capa original), com excepção do volume VI, que se encontra em brochura.
Invulgar conjunto.
Com interesse histórico.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário