08 janeiro, 2018

BRUNO – A QUESTÃO RELIGIOSA. Porto, Livraria Chardron, de Lello & Irmão, 1907. In-8.º (19cm) de XXXII, 449, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo de Sampaio Bruno, uma das mais apreciadas da sua bibliografia. Contém referências a numerosos escritores e filósofos do seu tempo.
Com interesse camiliano.
“Inimigos são, porém, os homens uns dos outros, hoje, pelo mesmo teor atroz. No esbulho dos direitos alheios se encarniçam e empenham, como no esbulho de nesgas da terra commum elles se trucidam e dilaceram, gentios e christãos, fraternisando tão só na barbárie civilisada. Amai-vos uns aos outros! Não! A tua palavra ainda não foi ouvida. Sel-o-há jamais, Jesus? Tua doutrina sequer entendida seria?"
(Excerto da introdução)
José Pereira de Sampaio (1857-1915). "De pseudónimo Bruno (do nome de Giordano Bruno) e Sampaio Bruno para a posteridade, foi um escritor, ensaísta e filósofo portuense, figura cimeira do pensamento português do seu tempo. O seu pensamento filosófico, de crescentes contornos místicos e esotéricos (revelados nomeadamente na obra O Encoberto, de 1904) e em afastamento progressivo do racionalismo da juventude, conservaria porém sempre os traços deístas, anticlericais e progressistas que recebeu da forte componente voltaireana na sua formação.”
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário