03 janeiro, 2018

PRATT, Alfredo - MEMORIAS BIOGRAPHICAS DE CAMILLO CASTELLO BRANCO. Volume I. Edição do auctor. Coimbra, Casa Minerva, 1906. In-8.º (19,5cm) de 41, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa peça camiliana. Obra dedicada "à fecundidade litteraria de Camillo", conforme sub-título impresso na capa.
Com periodicidade mensal prevista, apenas o presente opúsculo - o Volume I - viria a ser publicado.
"Camillo, cujos livros desdobram diante de nós uma extensa galeria de quadros, que ora nos commovem até ás lagrimas pelo sentimento do seu preciosismo, ora nos obrigam ao riso franco, á mais fiel gargalhada, pelos sarcasmos e graça que encerram, foi de uma fecundidade e laboriosidade simplesmente phenomenaes.
E á quantidade colossal dos seus volumes publicados e reimpressos quasi todos com novos prefacios, ha a acrescentar um sem numero de artigos dispersos por differentes periodicos, os escriptos com que preambulou obras de outros auctores, as suas traducções e livros commentados, cartas, etcétera, um outro braçado de livros, em fim.
A carreira litteraria de Camillo Castello Branco começou precisamente aos seus vinte annos de idade, sendo elle estudante da Academia Polytechnica do Porto e simultaneamente da Escola Medico-Cirurgica.
Antes de isso já o escriptor, que se destinava á profissão de medicina, havia feito os seus versos de rapaz, que escrevia e guardava, e de entre os quaes se salienta uma ode que deu á estampa de ahi a trinta annos, a titulo de curiosidade."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário